A terceira e última noite da 'Vila do Samba - Homenagem a Adoniran 115 anos', realizada nesta segunda-feira (3) no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, marcou o encerramento do Carnaval de Valinhos com muita animação e segurança. O evento, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de março, reuniu milhares de pessoas e se consolidou como uma festa voltada para toda a família na retomada do Carnaval após 10 anos.
Com uma programação diversificada, a Vila do Samba trouxe apresentações musicais, blocos carnavalescos e atividades para todas as idades. A área kids foi um dos destaques, garantindo diversão para as crianças com brinquedos infláveis e monitores especializados. Além disso, a praça de alimentação contou com uma ampla variedade de opções gastronômicas, atendendo aos diferentes gostos do público e a Feira do Artesanato também se tornou um ponto de encontro dos foliões.
A organização do evento foi um ponto elogiado por quem participou do Carnaval em Valinhos. Com um esquema de segurança reforçado, o evento transcorreu sem ocorrências, proporcionando um ambiente tranquilo para os foliões durante os três dias de festa. Equipes da Guarda Civil Municipal e seguranças particulares atuaram para garantir a ordem durante todos os dias, e enfermeiros do SAMU organizaram um ponto de atendimento no recinto da festa.
Para a comerciante Carla Mendes, que levou os filhos para curtir a Vila do Samba, a festa mostrou que é possível celebrar o Carnaval em um ambiente seguro e familiar. “Foi maravilhoso ver as crianças brincando e as famílias se divertindo juntas. A organização está de parabéns por pensar em todos os detalhes, principalmente na segurança”, afirmou.
A maquiadora Jurema Moncks destacou a tradição de uma festa direcionada para a família. “Foi tão bom retomar as raízes do Carnaval em Valinhos, fortalecer a tradição e mostrar a importância da família nessa celebração. Mais do que festa, é um momento de conscientização, de respeito às mulheres e de união entre raças, culturas e religiões. Isso mostra que é possível brincar com alegria e responsabilidade.”
A aposentada Ililia Moncks falou sobre o verdadeiro espírito do Carnaval. “Uma festa para todas as idades, com música unindo as famílias. Aqui, a alegria e o respeito andam juntos. Está tudo muito organizado, um ambiente seguro, limpo e acolhedor. Deixei o carro perto e aproveitei sem preocupações. Valinhos está de parabéns por proporcionar essa experiência para as famílias.”
O secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, ressaltou o trabalho da equipe e o envolvimento da população. “Nosso objetivo era proporcionar um Carnaval acolhedor para as famílias valinhenses, e conseguimos. A Vila do Samba foi um sucesso e reforçou o compromisso da administração municipal com eventos bem organizados e acessíveis,” concluiu.
Vitor Pontes, secretário-adjunto de Cultura, também falou sobre a importância da organização para o sucesso do evento. "Nosso objetivo foi resgatar a tradicional festa popular brasileira na cidade de Valinhos, levando muita alegria e diversão para os foliões em um ambiente seguro, organizado e acolhedor, pensado em cada detalhe para que todos pudessem aproveitar a festa com muita tranquilidade, e o resultado está aí: um evento bonito, alegre e sem incidentes.”
Com o encerramento da Vila do Samba, a Prefeitura de Valinhos celebra a retomada do Carnaval após 10 anos com saldo positivo e começa a organizar os próximos eventos culturais para a cidade.