O rompimento de 12 metros de tubulação da adutora que leva água bruta da barragem de Moinho Velho, em Vinhedo, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) I, no bairro Castelo, em Valinhos, reduz em 50% o abastecimento da cidade desde o fim da tarde de sábado, dia 3 de agosto.
O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) constatou a anormalidade na chegada da água e imediatamente mobilizou suas equipes para localizar o problema e providenciar o reparo.
A adutora que se rompeu foi construída há 123 anos por determinação de Dom Pedro II. O trecho avariado era sustentado por uma base de concreto erguida ao lado de um veio de água e acabou cedendo. Equipes de manutenção estão no local desde as primeiras horas da manhã de domingo para substituir a tubulação e normalizar o abastecimento. A previsão é de terminar o conserto até a próxima terça-feira.
Para evitar que apenas uma parte da cidade sofresse com a falta de água, o DAEV vai fazer manobras no abastecimento e implantou um sistema de rodízio por regiões, por período de 6 horas sem água, até o término do conserto e a normalização total do fornecimento. Nestes próximos dias, a autarquia recomenda o uso racional de água para que ninguém sofra com o desabastecimento.
Rodízio – O rodízio começa hoje (domingo). A região do São Marcos, que abrange os bairros Santa Maria, São Luiz, Santa Gertrudes, Samambaia, Bosque dos Eucaliptos, Samaritano, Flor da Serra, Le Village e Di Nápoli, fica sem água.
Nesta segunda-feira pela manhã será a vez da região dos bairros Jurema, São Joaquim, Chácara Flora, Jardim América II, Mirante do Lenheiro, Alto da Boa Vista, Alto da Colina, Cerejeiras e Vila Moleta.
À tarde, o abastecimento ficará suspenso nos bairros Chácara Silvânia, Vale do Itamaracá, Village Visconde do Itamaracá I e II, Cafezais, Terras do Paiquerê, Oruam, Village Florence, Millenium, Santo Antonio, Terra Nova, Boa Esperança e Castelo.
O DAEV mantém os telefones 0800-133-839, das 8 às 17 horas, e 115 (emergências, 24 horas por dia, sete dias por semana).
LEGENDA DA FOTO: Equipe de manutenção recebe orientações do diretor de Operações, Eliseu Dias, e do presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto