A "Política Nacional de Resíduos Sólidos" será o tema da I Conferência Municipal de Meio Ambiente de Valinhos organizada pela Prefeitura de Valinhos como etapa preparatória das conferências regionais, estaduais e federal. Aberta ao público, a inédita conferência será realizada nos dias 7, 8 e 9 de agosto, na sala Ivan Fleury Meirelles do Paço Municipal.
No primeiro dia, quarta-feira, a conferência será aberta, às 19 horas, pelo prefeito Clayton Machado que destacará as ações desenvolvidas pela Administração Municipal na área de resíduos sólidos. Na sequência, haverá a apresentação do engenheiro civil com especialização em meio ambiente, Fernando Iorio Carbonari, que falará sobre produção e consumo sustentáveis e impactos ambientais.
A conferência prosseguirá na quinta-feira, a partir das 18h30, com a apresentação do engenheiro agrônomo Fernando Canton Antoniazzi, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Valinhos, que abordará as temáticas geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental.
Em ambos os dias, ao final das palestras que estarão relacionadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, serão formados grupos de trabalho para discussão dos temas e produção de propostas.
Na sexta-feira, a conferência terá início também às 18h30. A programação incluirá plenária para leitura e conhecimento das 20 propostas, inscrição e eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Regional, onde apresentarão as propostas do município.
Organização - Com o lema "Vamos cuidar do Brasil", a realização é das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, por meio de uma Comissão Organizadora, composta paritariamente por membros da sociedade civil e poder público e presidida pelo secretário Paulo Alcidio Bandina da SPMA.
"Os objetivos da conferência são debater e contribuir para a implementação da política de resíduos sólidos, com base na Lei Federal número 12.305 de 2 de agosto de 2010, além de divulgar ações e incentivar parcerias entre poder público e sociedade civil, contribuir para que os municípios solucionem os entraves e superem os desafios na área, difundir práticas exitosas que possam contribui para a construção de políticas públicas locais e regionais", explica Bandina.