No próximo dia 31 de agosto, será inaugurada no saguão do Paço Municipal a exposição "Os 60 anos de imagens de Haroldo Pazinatto", que faz parte de projeto homônimo dividido em três partes: a mostra fotográfica itinerante com 100 imagens; um catálogo fotográfico, com a história e a obra do fotógrafo; e uma maquete tridimensional, mostrando detalhadamente o desenho urbano de Valinhos no início da década de 1940.
O regate da história através de imagens do fotógrafo Haroldo Pazinatto é uma ideia do neto Marcel Trombetta Pazinatto que, pesquisando nos arquivos do avô falecido em 2001, encontrou diversos negativos de momentos raros captados pelas sensíveis objetivas do fotógrafo. Momentos que mostram a evolução de um período da cidade de Valinhos, seus patrimônios artísticos, culturais e arquitetônicos ainda desconhecidos da população da cidade, principalmente pelos mais jovens.
O objetivo é promover o resgate da memória de Haroldo Pazinatto, que dá nome ao Museu Municipal, e que dedicou mais de 50 anos de sua vida para registrar a evolução urbana do município, os patrimônios arquitetônicos, as solenidades, as personalidades, as festas e os eventos populares importantes da nossa região e do município de Valinhos. O projeto foi aprovado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.
Com apoio da Prefeitura de Valinhos e do governo do Estado de São Paulo, o projeto é realizado com o patrocínio das empresas EATON, MWV RIGESA, Cartonifício Valinhos, ASTEN, Contech, Multclor, Clicherlux, Supermercados Caetano e Pedreira São Jeronimo, além de parcerias do Centro de Memórias da UNICAMP, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Estadual da Cultura e do PROAC – Programa de Ação Cultural 2013.