Com foco na organização das atividades para o período de estiagem, que começa em maio, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Defesa Civil, está conduzindo uma série de ações preventivas localmente e em parceria com municípios vizinhos, órgãos ambientais e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir os riscos de incêndios florestais e garantir respostas eficazes em emergências.
Nesta semana, equipes da Defesa Civil, acompanhadas pela Guarda Ambiental e pelos Bombeiros, visitaram oito propriedades na Serra dos Cocais para alertar sobre os perigos de queimadas e reforçar medidas preventivas. "Nós percorremos as fazendas para orientar proprietários e gerentes sobre a criação de aceiros (faixas sem vegetação) e a melhoria das vias de acesso. Isso é crucial para que as viaturas de emergência consigam chegar rapidamente em caso de incêndio", explicou Eduardo Matias, diretor da Defesa Civil de Valinhos.
Integração regional no Pico das Cabras
Na quarta-feira (26), representantes das Defesas Civis de Valinhos, Campinas, Itatiba e Morungaba reuniram-se no Observatório Municipal de Campinas, na Serra das Cabras, para alinhar estratégias conjuntas. Entre as medidas acordadas, além da criação dos aceiros nas propriedades rurais, estão a Instalação de um reservatório de 100 mil litros de água no Pico das Cabras para abastecimento emergencial e a capacitação de agentes para monitoramento de queimadas via satélite, tecnologia usada em Campinas desde 2018. "É um trabalho de prevenção para evitar que tenhamos queimadas devastadoras como as do ano passado. Envolvemos sociedade civil, Bombeiros e poder público", destacou Osvaldo Rocco, secretário de Segurança Pública de Valinhos.
Planejamento e formação permanente
A Defesa Civil continuará o monitoramento da umidade do ar por estações meteorológicas e promoverá cursos com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Além disso, a Guarda Ambiental fiscalizará o cumprimento das medidas solicitadas nas propriedades rurais. Ações como essas reforçam a importância do planejamento integrado para proteger vidas e o meio ambiente durante a estiagem.