Ação realizada no último sábado ofereceu avaliação sobre o estado de saúde, vacinação e orientações para a população
Mais de 300 pessoas participaram do Circuito da Saúde, evento realizado no último sábado (5) na Praça Washington Luís. A ação foi composta por diversas estações em que o público pôde fazer aferição da pressão arterial, da glicemia e oximetria, avaliação bucal, visual e auditiva, avaliação emocional, além de receber diversas orientações de forma geral. Para atender os participantes, a organização contou com 80 pessoas distribuídas entre as estações e nos estandes da Secretaria da Saúde que fizeram vacinação e ensinaram técnicas de primeiros socorros.
O evento foi realizado para marcar o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) e o Dia Mundial da Saúde (7 de abril). No Circuito da Saúde também foi realizada a vacinação contra a gripe, meningite e HPV. No total, 252 pessoas aproveitaram para garantir a vacina contra a gripe ou atualizar a caderneta de vacinação.
Entre os participantes do evento estava dona Lurdinha que chegou cedo para fazer todas as etapas do circuito. "Estou encantada com o atendimento e quero agradecer os responsáveis por este atendimento e espero que tenha mais vezes", comentou a aposentada.
Josenildo França, morador do Jardim Maracanã, descobriu durante as consultas do circuito que está com uma alteração na audição. "Eu não sabia que estava com essa alteração e descobri durante o atendimento. É um evento muito interessante e importante para a nossa saúde", afirma Josenildo.
O Circuito da Saúde foi uma realização das Secretarias da Saúde; de Esportes e Lazer; da Cultura e Turismo; Obras Públicas com apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic.
A secretária de Saúde de Valinhos, Luciana Pignatta, agradeceu o empenho da organização em promover uma manhã inteira para a população cuidar da saúde. "Foi um esforço conjunto da Prefeitura com a Faculdade São Leopoldo Mandic que deu um ótimo resultado. Foi um evento dinâmico em que a população foi atendida rapidamente e só temos a agradecer a todos que trabalharam no Circuito da Saúde", afirma a secretária.
Para uma das organizadoras do evento, a diretora do Departamento de Odontologia, Nayene Leocádia Manzutti Eid, o Circuito foi uma oportunidade para informar e acolher a população. "Ver a praça cheia de familiares participando ativamente das ações, cuidando da saúde e recebendo um atendimento de qualidade reforça o quanto essas iniciativas são fundamentais", explica a diretora.
A coordenadora da Faculdade de Extensão da São Leopoldo Mandic, Arlete Gomes Oliveira, reforça a importância das parcerias em benefício da comunidade "esta parceria entre a Prefeitura e a universidade permitiu o acesso da população a atividades com benefícios para a saúde. Pudemos partilhar do sucesso dessa ação junto com a comunidade, profissionais, professores e alunos de medicina e odontologia, com foco na saúde, bem estar e qualidade de vida" ressalta a coordenadora.
Pessoas que durante as atividades do Circuito da Saúde tiveram alguma suspeita de doença identificada ou necessidade de tratamento odontológico foram encaminhadas para acompanhamento nas unidades básicas de saúde de Valinhos.