Evento foi realizado na última quinta-feira (24) para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
O Centro de Convivência do Idoso de Valinhos reuniu mais de 100 pessoas que estiveram no local para assistir a palestra da professora e coordenadora do Serviço de Parkinson e Distúrbios do Movimento na Unicamp, dra. Laura Silveira Moriyama. O evento foi realizado em virtude do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado no dia 11 de abril.
O público participou ativamente da roda de conversa tirando dúvidas sobre a doença e formas de tratamento que envolvem não só medicação, mas também atividade física, nutrição adequada, fisioterapia e terapia ocupacional. Além disso, o apoio da família também é fundamental para minimizar os impactos dos sintomas da doença no dia a dia do paciente.
A roda de conversa foi organizada pelo Departamento de Programas e pelo Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Eni Berci Pinho, afirma que as informações sobre a Doença de Parkinson devem se difundidas por causa dos danos que a enfermidade provoca. “É uma doença que causa grande preocupação na saúde pública e por isso precisamos promover essa conscientização. Tivermos a presença da dra. Laura Moriyama, uma referência no assunto no Brasil e no exterior, que respondeu a uma série de dúvidas e trouxe uma enorme contribuição para que possamos apoiar as pessoas que vivem com a doença”, explica a secretária-adjunta.
Em Valinhos, o Serviço Municipal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (reabilitação física) atende pacientes com Doença de Parkinson encaminhados pela rede municipal de saúde. Além das sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, o serviço promove, a depender da procura, um atendimento mais abrangente em grupo.
O grupo, conduzido pela terapeuta ocupacional, é formado por usuários e seus acompanhantes e já participou de vivências de dança, nutrição, orientação fonoaudiológica e fisioterapêutica com profissionais das secretaria da Saúde; Cultura e Turismo e profissionais convidados.
O serviço é uma unidade do Departamento de Atenção Especializada e funciona no Centro Integrado de Saúde (CIS).
Contatos:
Telefones: (19) 3829 3420 / 3869 3880
WhatsApp: (19) 3869 9543