A cidade de Valinhos acaba de dar um salto inédito na área da segurança pública com a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), instrumento necessário para a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), do Governo Federal.
Envolvendo representantes das diversas instâncias relacionadas à segurança pública, na noite desta quarta-feira, dia 24, o prefeito Clayton Machado deu posse aos membros do primeiro GGI-M em solenidade realizada na sala Ivan Fleury Meirelles da Prefeitura.
Por meio deste Gabinete será possível promover a articulação dos diversos organismos para a proposição de ações integradas de combate à violência e à criminalidade.
O prefeito desejou sucesso à equipe recém formada, ressaltando que as forças policiais de Valinhos, Militar, Civil e Guarda Civil Municipal, sempre tiveram um relacionamento de cordialidade e prestação de serviços integrados, servindo de exemplo a outros municípios.
"O cidadão valinhense só tem a ganhar com a instalação do GGI-M, pois essa integração será ainda maior e mais efetiva e envolverá ainda outras áreas afins", disse.
O principal objetivo do GGI-M é identificar oportunidades de ação que possibilitem uma melhor coordenação de esforços, com a intenção de produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira efetiva e integrada.
O secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Éderson Valêncio, ressaltou que as ações do GGI-M serão acompanhadas e definidas pela participação coletiva, tornando assim a coleta de informações mais precisa, permitindo a localização de áreas vulneráveis, que precisam de uma maior atenção.
Adesão ao PRONASCI - O GGI-M foi criado por meio do Decreto número 8.347 de abril deste ano, visando também à adesão do município ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), que destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes socioculturais, articulando ações de segurança pública e das políticas sociais.
Vinculado ao Gabinete do Prefeito, o GGI-M é uma instância colegiada de deliberação e coordenação, no âmbito do município, do PRONASCI. O funcionamento do GGI-M será norteado pelos princípios de ação integrada, da interdisciplinaridade e da pluriagencialidade, visando à definição coletiva das prioridades de ação.
O órgão tem por competência promover a articulação conjunta das diversas estratégias de prevenção da violência; analisar as informações coletadas pelas instituições de Segurança Pública; discutir conjuntamente os problemas, a definição de prioridades de ação e a articulação dos programas de prevenção da violência; promover a integração dos órgãos das esferas municipal, estadual e federal.
O GGI-M está sob a coordenação geral do prefeito e tem como membros representantes da Secretaria de Defesa do Cidadão, da Delegacia de Polícia, da Polícia Militar, do Grupamento de Bombeiro, do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), da Defesa Civil, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Defesa da Mulher.