A Prefeitura de Valinhos, através das Secretarias da Família e da Mulher e da Saúde, promove no próximo dia 24 de maio, das 8h as 12h, o 1º Fórum Mães Atípicas de Valinhos, um evento inédito voltado ao acolhimento, valorização e escuta das mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência. A ação será realizada na Câmara Municipal de Valinhos, com entrada gratuita.
O Fórum contará com palestras com especialistas, sorteio de brindes, além de uma sala de apoio para as crianças, garantindo um ambiente mais acolhedor e acessível às participantes. A proposta do evento é criar um espaço de troca de experiências, aprendizado e reconhecimento da jornada dessas mães, que muitas vezes enfrentam desafios invisíveis à sociedade.
“Esse Fórum nasce do olhar sensível e do compromisso em dar voz a quem tanto se doa diariamente. As mães atípicas vivem uma rotina intensa, marcada por amor, força e resiliência. Esse momento é para que elas se sintam vistas, ouvidas e valorizadas”, afirma a secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto.
Para a Secretária de Saúde, Luciana Pignatta, o Fórum também vai abordar a questão da saúde mental materna para incentivar um olhar com mais atenção para as mães, oferecendo acolhimento, informação e caminhos para que elas também possam se cuidar.
“Quando a mãe está bem, toda a família sente esse reflexo. Cuidar da saúde mental das mães é fundamental. São mulheres que enfrentam uma sobrecarga física e emocional diariamente, muitas vezes sem uma rede de apoio adequada. Ao se dedicarem intensamente ao cuidado de seus filhos, acabam negligenciando a própria saúde.”
A expectativa é de que o evento fortaleça redes de apoio, promova conexões entre famílias e abra novos caminhos para políticas públicas mais inclusivas e efetivas. A programação completa será divulgada em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Valinhos.
Inscrição Gratuita
As mães interessadas em participar do 1º Fórum Mães Atípicas de Valinhos podem se inscrever através do link 1º FÓRUM MÃES ATÍPICAS DE VALINHOS