O córrego Invernada recebe desde a manhã dessa terça-feira (13) os serviços de desassoreamento. A ação, realizada com mão-de-obra da própria Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Obras Públicas, tem como objetivo a retirada de sedimentos do leito do córrego, conhecido pelo histórico comum de transbordo quando há ocorrências de fortes chuvas.
De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Emerson de Oliveira (Deco), o desassoreamento é realizado em aproximadamente 200 metros de extensão, em dois pontos do córrego, pela própria equipe da Prefeitura, com uso de máquinas específicas para a retirada dos sedimentos, e deve ser concluído em uma semana.
O secretário explica que nesse período de estiagem, no outono, quando a ocorrência de chuvas diminui e por consequência também o volume de água, esse trabalho é essencial para garantir a vazão do córrego e uma ação preventiva para o período de chuvas na primavera.
O trabalho de retirada dos sedimentos, como os bancos de areias, é realizado com uma carregadeira hidráulica e também uma bobcat, que é uma minicarregadeira para acesso a pontos onde a máquina maior não tem acesso. A expectativa é que sejam retirados aproximadamente 150 m³ de sedimentos.
“Os sedimentos depositados no percurso do Invernada, principalmente nesse trecho, no cruzamento com a Rua Campos Salles, acaba por prejudicar o curso da água, mesmo quando está com o volume menor. Essa é a primeira ação de desassoreamento do córrego em 2025, que deve ser repetida ao menos três vezes ao ano, para impedir o acumulo de materiais em seu leito, como areia, galhos de árvores e outros detritos, e evitar de forma preventiva futuros alagamentos e enchentes no local”, destaca o secretário.