O final de semana em Valinhos foi marcado por operações da Guarda Civil Municipal (GCM) que resultaram na prisão de uma quadrilha especializada em furtos e na detenção de um casal com drogas em um posto de combustível. Acompanhe os destaques das ocorrências:
Quadrilha é presa em flagrante após furto em loja do centro
Na noite de sexta-feira (16), uma ação conjunta entre as GCMs de Valinhos e Vinhedo resultou na prisão de três indivíduos por furto qualificado. A quadrilha, moradora de Guarulhos, furtou diversos itens de uma loja no centro de Valinhos, incluindo panelas, eletrodomésticos, brinquedos, jogos de cama e outros produtos, totalizando cerca de R$ 5 mil em mercadorias.
Um comerciante flagrou duas mulheres carregando sacolas com os produtos para um veículo Celta prata estacionado na Rua Vinte e Um de Dezembro e acionou imediatamente a GCM. Por meio do Centro de Operações e Inteligência (COI), os agentes monitoraram o veículo até a saída da cidade, quando a equipe tática do ROMU de Vinhedo interceptou o carro na Rodovia Anhanguera, em Jundiaí. "A rápida comunicação entre as equipes e a parceria com outras cidades são fundamentais para coibir ações criminosas e proteger o comércio e a população", destacou o comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes.
Todos os produtos foram recuperados e devolvidos ao comerciante, que reconheceu os acusados e afirmou que já haviam furtado no local anteriormente. Os três detidos — duas mulheres e um homem — foram encaminhados à delegacia de Jundiaí e indiciados por furto qualificado. Uma das mulheres ainda estava com mandado de prisão em aberto. O veículo usado no crime foi apreendido.
Casal é detido com crack e cocaína em posto de combustível
Já na manhã de domingo (18), durante patrulhamento preventivo, a GCM de Valinhos abordou um casal em um posto de combustível na Rodovia dos Andradas. Com eles, foram encontradas 24 pedras de crack e uma dose de cocaína.
O homem, de 36 anos, e a mulher, de 46, confessaram que haviam comprado as drogas no bairro Vila Formosa, em Campinas, para consumo próprio. Eles foram levados ao plantão policial e indiciados por porte de entorpecentes, ficando à disposição da Justiça. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, elogiou o empenho da tropa. "Esses resultados mostram a eficiência do patrulhamento ostensivo e do uso de tecnologia em prol da segurança pública", destacou.