A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Obras Públicas, tem avançado nas obras do Cemitério Municipal São João Batista. As benfeitorias visam proporcionar mais conforto e acolhimento aos visitantes do espaço e incluem melhorias na área do velório e na capela, entre outras.
O velório recebeu pintura interna e externa, incluindo no escritório, banheiros e cozinha dos funcionários. Também foram trocadas as lâmpadas e ventiladores do local.
“Estudamos abrir um chamamento público para adesão da empresa que irá oferecer os serviços de lanchonete no velório e, como contrapartida, a empresa deverá se encarregar de instalar aparelhos de ar condicionado nas salas. O objetivo é melhorar o atendimento aos visitantes durante o velório”, destaca o secretário Alexandre Emerson de Oliveira, o Deco.
Na Capela da Ressurreição houve uma reforma geral com troca de vaso sanitários, de lâmpadas, spots, portas e fechaduras, além de reparo nos bancos de madeira, pintura externa das paredes, janelas e porta de vidro. “Em breve estaremos reformando os bancos de madeira por completo e fazendo a aplicação de verniz”, detalha ainda o secretário Deco.
Na parte externa, a praça que fica próxima à entrada do cemitério foi cimentada e agora conta com uma rampa para tornar o local mais acessível. Outra melhoria foi a colocação de concreto na frente do refeitório dos funcionários. Já na entrada do cemitério foram instalados corrimões nas escadas que aumentam a segurança principalmente para pessoas idosas que visitam o cemitério.
No cemitério também estão sendo feitas dedetizações periódicas para evitar a circulação de escorpiões e outras pragas. As últimas ações foram feitas no dia 15 de maio, 1º de abril e no dia 18 de março.
Ampliação
A Secretaria de Obras Públicas também tem estudos para a ampliação do número de carneiras. A área onde anteriormente havia projeto para fazer a verticalização do cemitério passou por uma recomposição do terreno e limpeza e futuramente deve passar por uma desafetação, cujo novo projeto deverá ser aprovado na Câmara Municipal.
“Dessa forma, será possível estender no espaço, onde ficou inviável a verticalização, a implantação de cerca de 450 carneiras, além de mais outras 120 em outro espaço de ampliação entre corredores, com uma somatória de 570 carneiras, o que nos dará a garantia da continuidade dos sepultamentos por ao menos 3 ou 4 anos, enquanto trabalhamos em um outro projeto de ampliação em uma área adicional ao lado do cemitério”, adiantou Deco.