Neste sábado (21) a Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, programa mais uma edição da Feira Arte na Praça, das 9h às 13h, na Praça Washington Luís. O evento contará com a presença do Grupo do Escoteiro Azimute 373 -SP, com sede em Valinhos, que fará uma ação especial de arrecadação de donativos pelas ruas dos bairros ao redor. Outra promoção do evento será o café comunitário tradicionalmente servido uma vez ao mês pelos artesãos locais aos visitantes.
A concentração do Grupo do Escoteiro será às 9h quando começa o evento na praça. Os integrantes do grupo na sequência irão percorrer as ruas do bairro Vera Cruz e adjacências para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados e brinquedos em boas condições de uso. Todos os donativos serão destinados às famílias carentes do Estado do Piauí.
Segundo Andréia de Souza Santos Jorgino, diretora-presidente do Escoteiro de Valinhos, a arrecadação é realizada pela equipe do Projeto JOVEMTEC que fez o convite para o grupo participar da ação. “Ficamos felizes em poder ajudar na campanha de arrecadação, pois juntos somos mais fortes. Faremos a concentração na Praça Washington Luís, onde também teremos um posto fixo de arrecadação durante o evento Arte na Praça”, diz.
Podem ser doados os seguintes itens de alimentos: arroz, feijão, farinha de trigo, óleo de cozinha, farinha de mandioca, sal, açúcar, macarrão, leite em pó, molho de tomate, fubá, bolachas e biscoitos. De produtos de higiene podem ser doados: absorvente íntimo, escova de dentes, pasta de dentes, sabonetes e papel higiênico. O grupo também pede doações de roupas femininas e masculinas (adulto e infantil), além de calçados e brinquedos.
Café comunitário
Neste sábado, os artesãos que atuam na Feira Arte na Praça servirão um café comunitário aos visitantes. O café, que é oferecido tradicionalmente uma vez por mês, é um momento de confraternização e de união entre nós artesãos e é aberto a quem estiver visitando a feira também.
“Será um bom momento de agradecimento a todos que estiverem no evento. Nós artesãos, que atuamos todos os sábados na Praça Washington Luís, somos gratos pelo espaço que recebe muitos visitantes e é de suma importância para as vendas, já que todos dependemos dessa atividade”, destaca Silvana Aparecida Scardua Lazarini, uma das representantes da feira.
São 14 artesãos fixos que oferecem uma grande variedade de produtos, como amigurumis, bonecas de pano, artigos religiosos personalizados (gesso), arte em feltro (cultura pop), óleos essenciais, orgonites, pintura em tela, carrinhos em madeira (miniatura), panos de prato, encadernação, costura criativa, patchwork, laços em fitas, tiaras, terços personalizados, suporte para vasos em ferro, brinquedos recicláveis, pregobol, bijuterias, entre outros.
Praça de alimentação
Os visitantes da Feira Arte na Praça ainda podem se servir na praça de alimentação, com produtos oferecidos por Food Trucks: são deliciosos espetinhos, pastéis, lanches, chopps, sorvetes e muito mais.