O feriado prolongado em Valinhos foi marcado por ações da Guarda Civil Municipal (GCM) que resultaram na prisão de três indivíduos por crimes graves, incluindo direção perigosa, violência doméstica e porte de drogas. Confira os destaques das ocorrências:
Conferente é preso após direção perigosa e fuga em alta velocidade
Na tarde de quinta-feira (19), um conferente de 27 anos foi detido após promover direção perigosa no centro da cidade. O homem desobedeceu ordens de parada da GCM e colocou em risco a vida de pedestres e outros motoristas ao fugir em alta velocidade. A perseguição terminou quando o condutor perdeu o controle da moto e caiu no bairro Bom Retiro.
Além das multas por irregularidades no veículo, o homem - que já tem passagem por roubo à mão armada - foi indiciado por desobediência e teve a motocicleta recolhida ao pátio.
Professor de jiu-jitsu é detido por agredir companheira
Na noite de sexta-feira (20), um professor de jiu-jitsu de 38 anos foi preso em flagrante por agredir sua companheira de 21 anos no Jardim Palmares. A vítima relatou ter sido atingida com socos na cabeça e no nariz - que sangrou profusamente - além de ter sido submetida a um mata-leão que a deixou inconsciente.
A mulher conseguiu se trancar no banheiro e pediu ajuda através de uma amiga, que acionou a GCM. O agressor foi encaminhado à delegacia e, após a confirmação do delegado, transferido para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas, respondendo por lesão corporal e violência doméstica.
No sábado (21), por volta das 6h40, no Jardim Jurema, a GCM prendeu um autônomo de 21 anos portando 11 porções de maconha (dry e flor). O jovem alegou que havia comprado as drogas no Vila Formosa, em Campinas, após uma festa.
Além das drogas, os agentes apreenderam duas tesouras e um soco inglês. O detido foi indiciado por porte de entorpecentes e liberado para responder em liberdade.
O comandante da GCM, Anderson Gomes, destacou a atuação dos agentes: "Nossa tropa esteve em prontidão e manteve nosso plano de patrulhamento durante todo o feriado, garantindo a segurança da população com ações firmes e decisivas contra crimes que colocam em risco a ordem pública."
As ocorrências reforçam o compromisso da GCM com a segurança integrada, combinando patrulhamento ostensivo e resposta rápida a situações de risco.