Na manhã do último domingo (22), Valinhos parou para viver um momento que ficará eternizado na memória de pessoas de todas as idades. Enquanto mais de 15 mil pessoas lotaram o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, outros milhares de moradores e visitantes se reuniram por ruas e bairros para assistir, com os olhos voltados ao céu, a emocionante apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que não se apresentava há cerca de cinquenta anos no município.
O Domingo nas Alturas, promovido pela Prefeitura de Valinhos, levou muito mais do que lazer e entretenimento: impulsionou o turismo, aqueceu a economia local e, acima de tudo, encheu de orgulho o coração de moradores de Valinhos e região, encantando todas as gerações.
“Estou com meu coração disparado de tanta alegria e emoção. Eu tinha muita vontade de ver esta apresentação e fiquei muito feliz da gente ter essa oportunidade maravilhosa aqui na nossa cidade, neste evento tão diferente no Parque Municipal. Estou honrada”, disse Luzinete Barbosa Aguiar Cavani, de 52 anos, que estava acompanhada do marido Eli Cavani Filho, de 59 anos.
Analise Azevedo dos Santos, de 12 anos, disse ter sentido muita emoção. “Achei lindo demais. Não acreditei no que eu estava vendo. Muito legal”, resumiu a garota. Clóvis Azevedo, de 55 anos, que mora em Valinhos, também se emocionou. “Estou até chorando de alegria. Fomos buscar as crianças em Campinas para terem essa felicidade”, falou.
O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, ressaltou a importância do evento. “Com apenas seis meses de governo, viver um dia como esse ao lado da nossa gente nos enche de orgulho e gratidão. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi muito mais do que um espetáculo aéreo — foi um presente para Valinhos, um momento de união que ficará guardado no coração de todos nós. Ver famílias inteiras reunidas, olhos voltados para o céu, celebrando nossa cidade, é a prova de que estamos construindo, juntos, uma Valinhos mais viva, mais humana e mais feliz. Agradecemos de coração à comunidade valinhense, que abraçou este evento e mostrou sua força, e também à Força Aérea Brasileira por nos proporcionar essa experiência inesquecível. Esse é o espírito que queremos: uma cidade que sonha alto e voa cada vez mais longe”, disse o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, destacou a importância da parceria que tornou possível a apresentação histórica da Esquadrilha da Fumaça em Valinhos. “Agradecemos especialmente ao Brigadeiro do Ar Breviglieri, Comandante-Geral da Academia da Força Aérea, e ao Coronel Nunes, comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, por viabilizarem essa apresentação em nosso município. Também agradecemos ao vereador Jairo Passos pelo apoio à iniciativa, que contribuiu para a realização desse momento tão significativo para Valinhos”, afirmou Bizarri, que, junto com o vereador, esteve em Pirassununga em fevereiro para entregar o ofício solicitando a apresentação da Esquadrilha à AFA.
Turismo e economia
Além das acrobacias de alta precisão da Esquadrilha da Fumaça, que emocionaram o público e puderam ser vistas de vários pontos da cidade, o evento contou com diversas atrações culturais, exposições e opções gastronômicas.
Entre os destaques estavam a exposição de veículos militares antigos, em parceria com a Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), a participação do Corpo de Bombeiros de Valinhos, motoclubes da região, encontro de carros rebaixados, além do show de rock clássico da Banda Crossover. O público também aproveitou a tenda de produtos oficiais da Esquadrilha, área kids, Feira de Artesanato e praça de alimentação com food trucks e almoço servido pela Associação do Clube de Mães de Valinhos.
A organização ressalta a importância de eventos como este para fomentar o turismo e movimentar a economia local. Além das quase 15 mil pessoas presentes no Parque, milhares acompanharam o espetáculo pelas ruas e avenidas da cidade. Considerando os gastos médios dos participantes dentro e fora do evento, a Secretaria de Cultura e Turismo estima uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 1 milhão em comércios locais, bares, restaurantes, postos de combustível e outros estabelecimentos.