Há 11 anos, professor e maestro que atua pelo Centro Cultural de Valinhos promove excursões para concertos na Sala São Paulo, na Capital
Na noite desta quarta-feira (25) o Centro Cultural Vicente Musselli, e a convite do professor e maestro Rone Moreira, levou um grupo formado por alunos de cursos de música, músicos e apaixonados pelos estilos erudito e clássico, à Sala São Paulo, um dos mais modernos e equipados espaços para concertos do mundo, para assistir à marcante apresentação do Coro da cidade de Washington, capital dos Estados Unidos.
A atividade cultural com o apoio da Prefeitura teve como objetivo incentivar a formação de público e o acesso a concertos. Os participantes do grupo agradeceram a oportunidade oferecida pelo Centro Cultural e também pela rica experiência de assistir à emocionante apresentação do Coro, com a presença de mais de 70 cantores, junto a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob a regência da norte americana Erin Freeman. No programa estavam a Sinfonia nº1 de Emilie Mayer (1812-1883) e Missa em Dó Maior, Op. 86, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
“Fui convidada a participar e achei muito legal a oportunidade. Essa é a primeira vez que venho à Sala São Paulo e fiquei encantada. É um espaço perfeito. Eu também amei a apresentação do coro, da orquestra nacional e da regente. Nunca tinha assistido a um concerto tão grandioso como este pessoalmente. Quero voltar mais vezes”, falou Ana Júlia Santos Monteiro, de 17 anos, que toca órgão eletrônico.
O casal Vivian Danieli de Camargo Medeiros e Marcos Luís Medeiros elogiou a iniciativa do Centro Cultural em manter o apoio à atividade. “Sempre que somos convidados pelo professor Rone a prestigiar os concertos fazemos questão de participar em grupo. É uma oportunidade única, um privilégio estar aqui na Sala São Paulo e assistir a um espetáculo tão emocionante e de qualidade. A promoção e o incentivo à Cultura são importantes para todos”, destacou ela.
Fabio Henrique Nunes também aproveitou a atividade. “Foi uma experiência única, me convide para a próxima, porque isso é maravilhoso”. As amigas Regina Rigamonti e Sônia Zanetti Moraes também estavam no grupo. “Agradeço ao professor Rone que sempre me convida para participar dessa atividade. A apresentação de hoje foi sensacional, uma grande oportunidade”, disse Regina. “Sou apaixonada por música clássica e erudita e também já participei de coral. A experiência de hoje foi fantástica”, falou Sônia que é pianista.
O maestro Rone, que é regente da Orquestra Arte Valinhos e também professor de violino e violoncelo do Centro Cultural, conta que desenvolve o projeto há 11 anos e agora em 2025 pretende expandi-lo.
“Estamos retomando-o com esse primeiro grupo. O objetivo é a formação de plateias para a música erudita, clássica e até contemporânea, além de despertar o lado artístico nas pessoas, oferecendo a oportunidade de aprenderem um instrumento ou até mesmo o canto. Desenvolvo esse projeto em parceria com à Mozarteum levando alunos, professores e apreciadores da boa música. Tenho total apoio da Secretaria de Cultura e Turismo para promover essa atividade que queremos levar a mais pessoas”, destacou o professor Rone.
Para o Secretário de Cultura e Turismo de Valinhos, Fabrício Bizarri, ações como essa aproximam a comunidade da música de concerto e reforçam o papel transformador da cultura na vida das pessoas.
"O acesso à arte e à música de qualidade precisa ser incentivado desde cedo. Ver nossos alunos, familiares e professores encantados com uma apresentação como essa, em um dos templos da música no Brasil, mostra que estamos na direção certa. Iniciativas como esta, despertam talentos, formam público e emocionam”, disse Fabrício.
Fonte: Departamento de Jornalism
Local: Valinhos - SP