O final de semana em Valinhos foi marcado por uma série de ações estratégicas da Guarda Civil Municipal (GCM), com destaque para o início da operação contra o uso de cerol, prisão de foragido da justiça, desarticulação de quadrilha especializada em furtos e apreensão de drogas.
O comandante Anderson Gomes destacou a efetividade das operações: "Nossa atuação preventiva e repressiva, aliada à tecnologia do Centro de Operações e Inteligência, tem gerado resultados significativos na segurança pública. Continuaremos firmes no combate a crimes de todos os tipos para proteger nossa comunidade."
Confira os detalhes das ocorrências:
Operação Cerol: GCM intensifica fiscalização
Com a chegada das férias escolares, a GCM iniciou uma operação especial para combater o uso de linhas cortantes (cerol e linha chilena) em pipas. Neste final de semana (5 e 6), foram apreendidos 10 carretéis grandes de linha com cortante, além de maconha em abordagens relacionadas e diversas regiões da cidade.
O comandante Anderson Gomes alerta para a prática criminosa do uso do cerol. “Trata-se de um delito previsto no artigo 132 do Código Penal, visto que o cerol expõe vidas de terceiros a perigo iminente. Essas linhas podem causar acidentes graves com motociclistas, ciclistas e pedestres, além de ferimentos graves em quem as manipula."
A população pode denunciar o uso desses materiais pelos telefones 153 (emergência) ou 3869-3535.
Equipe Tática prende foragido da justiça no Jardim São Marcos
No sábado (5), a equipe tática do ROMU prendeu um homem de 27 anos, foragido do sistema prisional após não retornar de uma saidinha. O indivíduo, condenado por roubo à mão armada, foi capturado no Jardim São Marcos quando tentava fugir da abordagem. Ele foi encaminhado à delegacia e transferido para a cadeia do 2º DP de Campinas.
Parceria e uso de tecnologia: presa quadrilha especializada em furtos a hipermercados
Na sexta-feira (4), cinco homens moradores de São Paulo foram presos no Jardim São Jorge suspeitos de integrar uma quadrilha responsável por furtos em hipermercados de 11 cidades, com prejuízo estimado em R$ 600 mil.
Os suspeitos agiam rapidamente, pressionando seguranças e fiscais de caixa para furtar chocolates, cafés e bebidas importadas. Dois detidos têm passagens por roubo, tráfico e contrabando. A ação foi possível graças ao trabalho integrado do COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM e parceria com as guardas de Vinhedo e Itatiba.
Jovem é detido com maconha no Terminal Rodoviário
Também na sexta-feira (4), o Grupo de Operações com Cães (GOC) prendeu um jovem de 25 anos com porções de maconha no Terminal Rodoviário. O detido, que já tem passagem por tráfico, foi indiciado por porte de entorpecentes.