A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos prendeu nesta terça-feira (29) dois homens com extensa folha criminal por furto de veículos. A ação foi possível graças ao sistema de monitoramento inteligente do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou um HB20 cinza utilizado em diversos crimes.
Por volta das 10h, as câmeras inteligentes detectaram um veículo suspeito na Rodovia Francisco Von Zuben. A partir da comunicação com as patrulhas de rua, foi feito o acompanhamento do carro até a interceptação na Av. Dom Nery, sentido Campinas.
Com os dois suspeitos foram apreendidos 2 celulares, 1 programador de chaves/transponder, 1 chip e 1 pendrive, além do veículo HB20 que também era fruto de roubo.
Foram detidos um homem de 27 anos, que tem 3 passagens por tráfico de drogas e um de 34 anos, com impressionantes 18 passagens policiais por furto, roubo e tráfico. Eles foram apresentados à Delegacia de Polícia e estão à disposição da Justiça.
Como funcionam os equipamentos de clonagem apreendidos
O programador de chaves apreendido permite copiar o sinal eletrônico dos transponders originais e criar uma chave nova para desativar os alarmes e abrir os carros. O chip e o pendrive armazenam dados de veículos para facilitar novos furtos. "Nosso sistema de inteligência está criando uma muralha digital contra o crime. Essa prisão evitou novos furtos e demonstra como tecnologia e trabalho policial qualificado protegem nossa comunidade", afirmou Anderson Gomes da Silva, comandante da GCM.