A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, inicia campanha de conscientização Agosto Caramelo a partir do dia 1º do mês, divulgando oficialmente a lei que respalda a campanha de proteção animal na cidade. Com o tema ‘Eu freio para os animais’, a iniciativa contará com várias atividades como visita técnica guiada ao Bem Estar Animal, palestras e outros.
A abertura oficial da campanha será o sancionamento simbólico da lei feito pelo prefeito Franklin Duarte de Lima em solenidade no Paço Municipal no dia 1º, às 9h30, com a presença da vereadora Mônica Morandi.
A vereadora é autora da Lei nº 6.750 de 7 de julho deste ano, que instituiu o Agosto Caramelo no calendário oficial de Valinhos, dedicado à conscientização sobre a segurança dos animais no trânsito, com a campanha ‘Eu Freio Para Animais’.
“O mês será repleto de ações voltadas à conscientização”, confirmou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Alesandra Fontanesi, agosto é um mês tradicionalmente marcado por campanhas de proteção, adoção e respeito aos animais. “Ganha cada vez mais força com o movimento carinhosamente batizado de ‘Agosto Caramelo’ em referência ao famoso vira-lata caramelo, símbolo da resistência e da afetividade dos cães sem raça definida”, explicou a diretora.
Ações durante o mês
Em parceria com a Secretaria da Educação, terá palestras nas escolas levadas pelo Bem Estar Animal, com ênfase em posse responsável de animais domésticos, maus-tratos e abandono, cuidados com cães e gatos (alimentação, vacinação, castração) e a importância da adoção consciente. A ação educativa visa promover a empatia e formar cidadãos mais conscientes desde a infância.
Também haverá a distribuição de panfletos com material informativo focando na importância da guarda responsável, denúncias de maus-tratos e direitos dos animais. Os materiais serão entregues nas escolas e blitzes educativas.
Já as blitzes acontecerão pelas ruas da cidade aos sábados, entre 9h30 e 12h, com voluntários abordando pedestres e motoristas para entregar panfletos e explicar rapidamente a importância da campanha. “Será uma oportunidade de convidar a população a participar de ações de adoção ou castração e reforçar o número de contato para denúncias”, acrescentou a diretora.
Neste sábado (2 de agosto), a blitz acontece em frente a Prefeitura (semáforo), já no próximo sábado (9) será no centro da cidade, próximo à Estação Ferroviária, e no dia 16 no semáforo entre a Av. Onze de Agosto e Av. independência.
Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, terá novas faixas de pedestres pintadas com patinhas de animais, numa intervenção urbana criativa: faixas de pedestres são pintadas com marcas de patinhas. A pintura simboliza a presença dos animais nas cidades, torna o trânsito mais consciente e empático e estimula a curiosidade das crianças, além de gerar engajamento nas redes sociais.
A iniciativa conta ainda com visita técnica guiada no dia 23 (sábado) ao Departamento de Bem-Estar Animal para protetoras, ONGs e voluntários da causa animal da cidade, visando o fortalecimento de vínculos entre o departamento e a rede de proteção animal. “Neste dia teremos uma roda de conversa porque é importante manter uma escuta ativa, com sugestões e esclarecimento de dúvidas”, completou a diretora.
O mês se encerrado no último domingo do mês (dia 31) com o evento ‘Dia de Cão’, com realização em parceria com a Casa das Rações Luís Basetto. Será um evento voltado para adoção de animais.
Mote da campanha vai além do trânsito
‘Eu freio para os animais’ é um lembrete eficaz para motoristas, tutores e cidadãos sobre a importância de respeitar a vida animal, seja nas ruas, nos lares ou nos espaços públicos.
No Brasil, milhares de cães e gatos vivem em situação de rua, sujeitos a fome, maus-tratos e atropelamentos. “A frase ‘Eu freio para os animais’ vai além da direção. É uma metáfora para a mudança de atitude”, explicou o secretário do Verde, André Reis.
Para ele, frear é reduzir a indiferença diante de um animal abandonado, parar e ajudar um cão machucado, pensar duas vezes antes de comprar e optar pela adoção, e, por último, cuidar com responsabilidade e denunciar maus-tratos.
A lei que instituiu o mês Agosto Caramelo foi publicada no dia 7 de julho deste ano, publicado no Boletim Municipal edição 2.861 pelo site da Prefeitura (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/2104)