Em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado na última segunda-feira (28), a Prefeitura de Valinhos promoverá o descerramento de placa em denominação à feira livre ‘Quarta É Feira’, que passa a ser Feira do Agricultor ‘Quarta É Feira’ Hitomo Imanishi. O evento será nesta quarta-feira (30), às 18h, no Centro de Arte, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa.
Estarão presente ao evento o prefeito Franklin Duarte de Lima, o secretariado e a família do produtor homenageado, além do vereador Veiga, autor da Lei nº 6.496, de 30 de agosto de 2023, que prevê a nova denominação do espaço.
“O produtor foi um dos primeiros a participar da feira livre realizada no CACC”, explicou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
Nascido em Maringá, chegou em Valinhos em 1979. Trabalhou na Fazenda Santana próxima à Rodovia Dom Pedro e, no ano seguinte, fixou moradia no Bairro Macuco, onde criou suas raízes, dedicando sua vida à agricultura.
Nos últimos anos colocou em prática seu senso de coletividade ao ajudar a criar a feira de produtores rurais de Valinhos. Por 21 anos esteve à frente dessa iniciativa, aproximando o campo da cidade e valorizando a produção local.
Hitomo Imanishi faleceu em 26 de maio de 2023, mas seu legado de trabalho voltado para a produção rural permanecerá com a reconhecida homenagem.
Premiação na Casa da Agricultura
A Secretaria do Verde e da Agricultura e a comissão organizadora da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba encerram as comemorações do Dia do Agricultor no próximo sábado (2 de agosto), na Casa da Agricultura. Terá a solenidade de entrega da premiação aos produtores vencedores do concurso de frutas expostas e vendidas na edição de 2025 da festa.
“É uma homenagem e reconhecimento aos produtores que transformam a Festa do Figo e Expogoiaba num grande evento com suas melhores frutas”, explicou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
A Secretária do Verde e da Agricultura foi criada na atual gestão do prefeito Franklin Duarte de Lima visando a valorização dos agricultores e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura.
Estão previstas a presença do prefeito Franklin Duarte de Lima, os produtores e suas famílias, além de outras autoridades.
Categorias premiadas
O concurso de frutas tem seis categorias, com premiação dos três primeiros colocados de cada uma:
Figo Roxo
1º Lugar – Gilmar Alves Bernardino, com 426 pontos
2º Lugar – Campal Frutas, com 389 pontos
3º Lugar – Maria Joana Florian, com 388 pontos
Figo Roxo Tipo Exportação
1º Lugar – Irmãos Lacarini, com 413 pontos
2º Lugar – João Pedro Trombeta, com 404 pontos
3º Lugar – José Geraldo de Souza, com 394 pontos
Goiaba Vermelha
1º Lugar – Jorge Kushi, com 641 pontos
2º Lugar – Mario Scabelo, com 619 pontos
3º Lugar – Aniel da Cunha Scabelo Joaquim, com 618 pontos
Goiaba Branca
1º Lugar – WS Frutas, com 165 pontos
2º Lugar – Isadora Lima, com 162 pontos
3º Lugar – Flavia Milanese, com 142 pontos
Uva Niagara Rosada
1º Lugar – Orivado de Jesus, com 207 pontos
2º Lugar – Anderson Tomasetto, com 193 pontos
3º Lugar – Padreco Tomasetto, com 185 pontos
Uva Niagara Branca
1º Lugar – Orivaldo de Jesus, com 243 pontos
2º Lugar – Inibaldo Pagotto e Irmãos, com 191 pontos
3º Lugar – Sebastião Strabello, com 149 pontos
Comemoração da data
O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho em reconhecimento à importância dos trabalhadores rurais na formação da sociedade e da economia com suas contribuições históricas e culturais.
A data foi escolhida com base na fundação do Ministério da Agricultura em 1966, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.
A profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, há mais ou menos 10 mil anos. Assim permitiu ao ser humano sua estabilização na terra com a produção de alimentos e de matérias-primas, alicerçando a base para a formação social.
Ao longo dos anos, o setor vem passando por inúmeras mudanças. A mais recente é a modernização do campo com uso da tecnologia.