A parceria entre a Prefeitura de Valinhos e a escola Sesi levou 128 alunos das turmas dos 9º ano do Ensino Fundamental 2 da unidade a plantar 130 mudas de árvores nativas e frutíferas nesta quinta-feira (16). O plantio aconteceu ao longo das margens do Ribeirão Pinheiros na Rua Albertina de Castro Prado, no Bairro Capuava, colaborando com a recomposição da mata ciliar local.
Futuramente, cada árvore plantada terá uma plaquinha com o nome da espécie e de cada aluno participante.
Sonho antigo da unidade de ter o reflorestamento local atrás do seu prédio, a ação aconteceu a partir da interdisciplinaridade escolar, que neste ciclo estuda as questões ambientais, como o aquecimento global. A prática escolar proposta pelo professor, o vereador Alécio Cau, encontrou parceria com as secretarias do Verde e da Agricultura e de Serviços Urbanos.
Recomposição de floresta e de corredor de fauna
Para o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, que representou o prefeito Franklin Duarte de Lima no evento, a cidade tem feito sua parte, numa busca constante do aprimoramento sustentável. “Ao todo, o município hoje tem quase 2 mil mudas plantadas dentro de alguns programas, como o Microfloresta”, estima o secretário, reforçando que a ação faz parte do compromisso do prefeito desde a criação da Pasta.
Este reflorestamento local traz múltiplas vantagens. “Temos a recomposição da mata nativa e frutíferas e, futuramente, a retirada das espécies invasoras, como a leucena, que provoca um ‘deserto verde’ (destrói a vegetação do entorno). A recomposição terá impacto na crise climática, influenciando o microclima”, iniciou o secretário.
No local foram plantados ipês com floração branca, amarela e rosa, aroeiras e outras nativas, além das frutíferas como pitanga, uvaia, jabuticaba e outros. “O plantio destas espécies irá contribuir com a fauna presente, como o saruê (gambé) e o sauá (macaco), que vem em busca de alimentos. Por outro lado, atrairá as aves que colaboram naturalmente com a arborização, levando sementes para outros locais”, acrescentou.
O futuro é agora
Durante o evento, o secretário de Serviços Públicos, Lucas Schiavi, o Fumacinha, convidou os alunos a aproveitarem o momento. “O futuro é para vocês. Irão se lembrar deste dia e pensar: eu fiz a diferença”, refletiu o secretário.
O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro, parabenizou a iniciativa, reconhecendo no ato o esforço de garantir mais um espaço verde na cidade. “Hoje é uma cerimônia, mas quando puder plantem mais árvores em suas casas e nos arredores”, estimulou.
O gerente regional do Sesi, André Luís Martins da Silva, acompanhado da equipe pedagógica da unidade, ressaltou a importância da iniciativa. “É uma contribuição e legado ecológico, colaborando com uma cidade mais arborizada para o futuro. É uma alegria participar do projeto de arborização do Ribeirão Pinheiros”, enfatizou o gerente regional.
Já o professor das turmas, o vereador Alécio Cau, reforçou a necessidade de recompor as matas em áreas urbanas, especialmente a mata ciliar. “Este tipo de vegetação é de grande importância porque atua como um filtro natural, protegendo as águas que deságuam no rio, auxiliando na contenção da encosta e evitando a erosão das margens”, enumerou.
Estiveram presentes os vereadores Vagner Alves, Henrique Conti e Rodrigo Fagnani Popó.