A Feira do Agricultor “Quarta É Feira Hitomo Imanishi” é hoje um símbolo de resistência da agricultura local e de convivência comunitária. Criada em 20 de setembro de 2017, a feira chega aos seus oito anos de atividades, consolidando-se como espaço de valorização da produção rural e de promoção do bem viver.
Para marcar a data, a Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria do Verde e da Agricultura, promove uma celebração no dia 8 de outubro, a partir das 15h, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Adoniran Barbosa, com apresentação especial da Orquestra de Viola de Valinhos.
“São oito anos de incentivo à agricultura local e de oferta de alimentação de qualidade. Queremos comemorar com os produtores e com a comunidade valinhense”, destacou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
Segundo ele, a escolha da orquestra traduz a essência da feira como espaço democrático e cultural. “A viola caipira valoriza a cultura local. Já a feira noturna se tornou referência em organização e infraestrutura, unindo a tradição das feiras livres à gastronomia, o que fortalece também o aspecto mercadológico”, explicou.
A ampliação e regulamentação das feiras em Valinhos foram reforçadas recentemente pelo Decreto Municipal nº 12.627/2025, que integra a nova política de gestão do setor. “O decreto garantiu regramento, organização e recomposição de vagas, sempre com o objetivo de valorizar o produtor rural e ampliar os canais de venda direta ao consumidor”, acrescentou o secretário.
Importância da Quarta É Feira
A feira é um programa de incentivo à agricultura familiar, reunindo atualmente 16 barracas com produtos frescos e preços acessíveis. Os visitantes encontram uma grande diversidade de itens: vegetais, orgânicos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), mel, doces, compotas, pães integrais e outras novidades.
O espaço também conta com barracas de artesanato e uma praça de alimentação, formada por 12 food trucks, que oferecem desde lanches tradicionais, pastéis e crepes, até opções como pipoca, bolos, acarajé, espetinhos, caldo de cana e derivados de milho. “É uma praça de alimentação completa”, resumiu o secretário.
No dia 30 de julho de 2023, a feira passou a se chamar oficialmente “Quarta É Feira Hitomo Imanishi”, em homenagem ao produtor de goiaba que deixou importante legado para a agricultura local. A denominação foi instituída pela Lei nº 6.496, de autoria do vereador Veiga.