A feira livre ‘Quarta É Feira’ foi palco de muita emoção nesta quarta-feira (30), reunindo produtores, a população e autoridades em um momento marcante. A partir desta data, o espaço passa a se chamar oficialmente Feira do Agricultor ‘Quarta É Feira’ Hitomo Imanishi, em homenagem ao produtor de goiaba. A nomeação foi celebrada com o descerramento de placa, realizado diante de seus familiares, reconhecendo sua contribuição à agricultura e à história da feira.
“Estamos muito felizes com esta homenagem. O Hitomi sempre foi um homem muito trabalhador, que gostava da vida rural, da plantação e sempre procurou ajudar muito para melhorar a vida do produtor”, contou Shoiti Imanishi, irmão do homenageado. Além dele, estiveram na cerimônia a mãe, Shiue, de 92 anos, e os irmãos Marco Hiroshi e Kazumi.
A família é composta ainda com mais um irmão e duas irmãs, que não compareceram à celebração. “Um irmão e uma irmão estão no Japão e a outra irmã mora no Paraná”, detalhou Shoiti. Juntos, eles mantêm a barraca de hortifrútis na feira no CACC e no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, aos sábados, com a produção de goiaba plantada no Bairro Macuco.
Discursos destacaram participação e atuação do produtor
O vice-prefeito, Luiz Mayr Neto, que representou o prefeito Franklin Duarte de Lima, enalteceu o trabalho e dedicação do homenageado e seus familiares à agricultura local.
Em seu discurso lembrou não só da altivez do homenageado, mas a luta diária do agricultor. “É uma vida difícil, sujeita ao clima, à produção e outros fatores. Com esta homenagem, Hitomo vai ficar para a eternidade”, afirmou ele, que também fez menção à lacuna e à tristeza que o falecimento do produtor trouxe à comunidade.
O secretário do Verde e da Agricultura, André dos Reis, destacou o dinamismo de Hitomo Imanishi. “Era um homem que tinha vontade de aprender, era dinâmico. Foi um dos fundadores da feira de sábado no Parque Municipal e também esteve ativo para iniciar esta feira (do CACC)”, enfatizou o secretário, que garantiu que a criação da Secretaria reflete um olhar diferenciado da atual administração para os agricultores.
A homenagem ao produtor de goiaba foi possível pela Lei nº 6.496, de 30 de agosto de 2023, que previu a nova denominação do espaço, de autoria do vereador Veiga. “Hitomo foi um homem de grande coração. Sempre ajudou nas atividades da agricultura da cidade. Ele é Valinhos”, garantiu o vereador.
A celebração ao Dia do Agricultor, comemorado na última segunda-feira (28), se encerra no próximo sábado (2 de agosto), às 10h, na Casa da Agricultura, com a solenidade de entrega da premiação aos produtores vencedores do concurso de frutas expostas e vendidas na edição de 2025 da Festa do Figo e Expogoiaba.
Estiveram presentes no CACC o secretário de Obras Públicas, Alexandre Emerson de Oliveira, o diretor de Agricultura, Pedro Pelegrini, e os vereadores Marcelo Yoshida e Edson Secafim.
Quem foi Hitomo Imanishi
Nascido em Maringá, chegou em Valinhos em 1979. Trabalhou na Fazenda Santana próxima à Rodovia Dom Pedro e, no ano seguinte, fixou moradia no Bairro Macuco, onde criou suas raízes, dedicando sua vida à agricultura.
Nos últimos anos colocou em prática seu senso de coletividade ao ajudar a criar as feiras de produtores rurais de Valinhos. Por 21 anos esteve à frente dessa iniciativa, aproximando o campo da cidade e valorizando a produção local.
Hitomo Imanishi faleceu em 26 de maio de 2023, mas seu legado de trabalho voltado para a produção rural permanecerá com a reconhecida homenagem.