A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria do Verde e da Agricultura, em parceria com a comissão organizadora da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba, fará a entrega de premiação aos produtores vencedores do concurso de frutas expostas e vendidas na edição de 2025 da festa. A solenidade acontece neste sábado (2), na Casa da Agricultura, às 10h, com a presença de autoridades e dos produtores, acompanhados de suas famílias.
O evento encerra as comemorações ao Dia do Agricultor, celebrado na última segunda-feira (28).
Ao todo, serão premiadas seis categorias, com premiação dos três primeiros colocados de cada uma. O concurso entre os produtores é realizado anualmente durante a Festa do Figo, com exposição no pavilhão das frutas do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Este ano a festa aconteceu entre os dias 17 de janeiro e 2 de fevereiro.
“A premiação reconhece o empenho dos produtores durante toda a Festa do Figo e Expogoiaba, que hoje se tornou um grande evento”, explicou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
A Secretária do Verde e da Agricultura foi criada na atual gestão do prefeito Franklin Duarte de Lima visando a valorização dos agricultores e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura.
Categorias premiadas
Figo Roxo
1º Lugar – Gilmar Alves Bernardino, com 426 pontos
2º Lugar – Campal Frutas, com 389 pontos
3º Lugar – Maria Joana Florian, com 388 pontos
Figo Roxo Tipo Exportação
1º Lugar – Irmãos Lacarini, com 413 pontos
2º Lugar – João Pedro Trombeta, com 404 pontos
3º Lugar – José Geraldo de Souza, com 394 pontos
Goiaba Vermelha
1º Lugar – Jorge Kushi, com 641 pontos
2º Lugar – Mario Scabelo, com 619 pontos
3º Lugar – Aniel da Cunha Scabelo Joaquim, com 618 pontos
Goiaba Branca
1º Lugar – WS Frutas, com 165 pontos
2º Lugar – Isadora Lima, com 162 pontos
3º Lugar – Flavia Milanese, com 142 pontos
Uva Niagara Rosada
1º Lugar – Orivado de Jesus, com 207 pontos
2º Lugar – Anderson Tomasetto, com 193 pontos
3º Lugar – Padreco Tomasetto, com 185 pontos
Uva Niagara Branca
1º Lugar – Orivaldo de Jesus, com 243 pontos
2º Lugar – Inibaldo Pagotto e Irmãos, com 191 pontos
3º Lugar – Sebastião Strabello, com 149 pontos
Comemoração da data
O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho em reconhecimento à importância dos trabalhadores rurais na formação da sociedade e da economia com suas contribuições históricas e culturais.
A data foi escolhida com base na fundação do Ministério da Agricultura em 1966, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.
A profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, há mais ou menos 10 mil anos. Assim permitiu ao ser humano sua estabilização na terra com a produção de alimentos e de matérias-primas, alicerçando a base para a formação social.
Ao longo dos anos, o setor vem passando por inúmeras mudanças. A mais recente é a modernização do campo com uso da tecnologia.