Em duas ações emblemáticas dentro do Agosto Lilás (mês de conscientização e combate à violência contra a mulher), a Guarda Civil Municipal de Valinhos prendeu nesta segunda-feira (11) dois homens por crimes relacionadosa violências contra mulheres. Acompanhe os destaques:
Pedreiro detido em flagrante
Um pedreiro de 22 anos foi preso por grave violênciadoméstica. O caso envolveu uma série de agressões contra a esposa e os filhos do acusado. Segundo relatos, na noite de domingo (10), o agressor ateou fogo nas roupas da família, desferiu socos no rosto da esposa e, em seguida, expulsou todos de casa.
A vítima precisou passar a noite fora da residência com as crianças, temendo por mais ameaças. Na manhã desta segunda-feira, a mulher procurou por atendimento Sala Lilás da GCM Valinhos. No local, a vítima recebeu imediatamente o apoio emergencial e a assistência da equipe da Patrulha Guardiã Maria da Penha, enquanto as crianças eram atendidas na área lúdica preparada especialmente para esses casos.
Após o registro da ocorrência, a equipe da GCM agiu rapidamente, localizando e prendendo em flagrante o agressor, que foi indiciado por tentativa de feminicídio, violência doméstica e danos ao patrimônio. O pedreiro foi encaminhado à cadeia do 2º DP de Campinas, onde aguarda definição da Justiça.
Em continuidade ao atendimento, a mulher e os filhos foram encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Valinhos.
O CREAS é responsável pelo atendimento especializado às vítimas de violência e violações de direitos, com foco na proteção e no fortalecimento da autonomia da família, bem como na garantia dos direitos da mulher e das crianças envolvidas.
A equipe técnica realizou o atendimento psicossocial bem como os encaminhamentos necessários a rede de proteção, complementando a atuação imediata da GCM e assegurando suporte contínuo para a ruptura do ciclo de violência.
Homem preso por importunação
Na tarde desta segunda-feira, um homem de 48 foi detido no Jardim Centenário por importunação sexual. Após chamado pelo telefone 153, a equipe de patrulha da GCM abordou o homem suspeito de exibir o órgão sexual na praça. Uma mulher e uma criança teriam visto a cena. O homem foi indiciado criminalmente e colocado à disposição da Justiça.
Agosto Lilás
Os casos ocorrem durante o Agosto Lilás, campanha que marca o aniversário da Lei Maria da Penha. A cidade de Valinhos tem aperfeiçoado os mecanismos de atenção às mulheres vítimas de violência, com apoio das equipes da GCM e das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação e Família e Mulher. "Nenhuma mulher deve sofrer calada. Temos equipes preparadas e canais de denúncia disponíveis 24 horas. Violência doméstica não tem desculpa, tem denúncia”, concluiu o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osvaldo Rocco.
Em Valinhos, a central da GCM está disponível para chamados pelo telefone 153.