A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sindicato Rural, promoveu no último sábado (16) uma atividade física gratuita e diferente que uniu bem-estar físico, mental e social. Foi a Caminhada Rural, no interior do Camping Macuco, em Valinhos, com o objetivo de apresentar os atrativos turísticos nas regiões rurais do município. Os organizadores já estudam a possibilidade futura de programar uma próxima caminhada. Ao todo 28 pessoas inscritas participaram da atividade.
De acordo com o Departamento de Turismo da Prefeitura, que coordenou a ação em parceria com o Sindicato, a caminhada teve duração de cerca de 1 hora, por 1,5 quilômetros ao redor do grande lago no camping, e levou vários benefícios aos participantes, como uma atividade relaxante em meio à natureza, com paisagens naturais incríveis e vistas deslumbrantes.
“A promoção da caminhada rural é uma ação importante para o município devido à valorização da Cultura Rural, para que os participantes conheçam e valorizem a cultura local, incluindo a agricultura e fruticultura e a vida no campo. Além disso, a atividade contribui para o desenvolvimento sustentável e pode ser uma oportunidade para a integração comunitária, permitindo que os participantes se conheçam e se conectem com a comunidade rural”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
“Também foi uma oportunidade de se desconectar do estresse diário e se conectar com a natureza, promovendo a saúde e o bem-estar”, completou a turismóloga Mônica Santos, que é diretora do Departamento de Turismo. Ao final da caminhada os participantes foram recepcionados com um café da manhã proporcionado pelo Sindicato Rural.
Atrativo turístico
Fundado em 1982 o "Camping Macuco", como ficou popularmente conhecido, é um dos atrativos turísticos de Valinhos, localizado na área rural do Macuco. Conta com ampla estrutura espalhado por entre os 270 mil m² que garante a diversão para toda a família. O Parque Aquático também pode ser aproveitado no sistema Day Use.
O parque conta com piscinas, toboáguas, lagos para pesca e espaço para a prática de esportes aquáticos como windsurf, caiaques ou embarcações não motorizadas, piscinas e duchas naturais, campo de futebol, vôlei de areia, bar, restaurante, pizzaria, bosques, churrasqueiras e chalés.