Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, em dia 28 de julho, a Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Programas e Projetos, realizará no próximo dia 26, campanha de orientação e prevenção ao colesterol, das 08h30 às 12h00, na rodoviária.
A atividade contará com a presença de equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnicas de enfermagem, médico e psicóloga, que prestará orientações educativo-preventivas com relação aos danos causados pelo excesso de colesterol no organismo.
"O aumento de colesterol no sangue é prejudicial e pode acarretar aterosclerose, que é a deposição do colesterol na parede dos vasos, responsável principal pelas doenças cardiovasculares, como infarto, derrame, insuficiência cardíaca e outras", explicou o médico do programa, Braz Eugênio Franceschini.
O especialista ressalta que o controle do colesterol é obtido por meio de dieta equilibrada, que evita o excesso de gorduras e inclui uma alimentação rica em fibras vegetais, além de atividade física regular, controle de peso, não fumar e evitar estresse.
"O colesterol é necessário ao corpo, pois cumpre funções estratégicas como matéria-prima para produção de ácido biliar dentre outras", acrescentou, ressaltando que os alimentos são a principal fonte do colesterol, que está presente em todos os produtos animais.
Segundo a diretora do Departamento de Programas e Projetos, Rita Longo, a prevenção de doenças é realizada pela Secretaria da Saúde pelo Programa de Atenção à Saúde do Adulto, nas Unidades Básicas de Saúde. "Promovemos atividades de prevenção para a promoção global da saúde, contribuindo com a redução desta morbimortalidade e por demais crônico-degenerativas como hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose, obesidade e outras", disse.
Os casos encontrados no dia da campanha, segundo Rita Longo, serão encaminhados para os programas de saúde no departamento e especialidades existente no município.