A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou nesta segunda-feira (2) da cerimônia de posse da nova composição do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), realizada na sede da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado. Representaram o município o secretário de Cultura e Turismo, Fabricio Bizarri, o diretor de Patrimônio Cultural, Ivan Amaral, e o diretor de Gestão de Eventos Culturais, Felipe Meira.
A presença institucional de Valinhos no evento reforça o compromisso do município em estar alinhado às diretrizes estaduais de preservação e valorização do patrimônio cultural. A cidade, que possui bens tombados pelo próprio CONDEPHAAT, tem atuado de forma estratégica para garantir que seu patrimônio seja não apenas preservado, mas também revitalizado e integrado às políticas de turismo cultural.
O CONDEPHAAT, órgão ligado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, tem como missão deliberar e orientar ações de salvaguarda de bens materiais e imateriais de relevância histórica, artística e arquitetônica. Criado em 1968, o Conselho desempenha um papel fundamental na proteção da memória paulista, reunindo representantes do governo, universidades, instituições culturais e profissionais de notório saber. A nova composição do Conselho terá como presidente o arquiteto Victor Hugo Mori e Mariana de Souza Rolim foi reconduzida à vice-presidência.
“Valinhos entende que preservar seu patrimônio não é apenas olhar para o passado, mas construir um futuro mais conectado com sua identidade. Estar presente na posse do novo CONDEPHAAT é reafirmar nosso compromisso com essa pauta e buscar, cada vez mais, o fortalecimento de parcerias com o Estado”, afirmou o secretário Fabricio Bizarri.
Alinhamento
Ainda de acordo com o secretário Fabrício, a articulação entre Valinhos e o Governo do Estado tem gerado frutos importantes para a cidade. Um exemplo concreto desse alinhamento com as políticas públicas estaduais é o anúncio recente de um investimento de R$ 2 milhões para o restauro da Casa Flávio de Carvalho, um dos bens tombados pelo CONDEPHAAT no município.
O recurso foi conquistado por meio dos editais Fomento CULTSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal. O projeto será executado pelo Instituto Brasil Restauro e está em fase final de elaboração, com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2025.
A iniciativa visa a recuperação estrutural e a criação de novos usos para o imóvel, com foco em atividades culturais, educativas e turísticas, consolidando a Casa como um importante polo de cultura e patrimônio na região.
“Esse investimento reafirma a importância da participação ativa do município nas instâncias estaduais de decisão e reforça como a integração entre esferas de governo pode resultar em ações concretas de valorização da história, da cultura e da identidade local”, completa o secretário Fabrício.