A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias da Família e da Mulher e da Educação, promoveu nesta quinta-feira (11) o primeiro encontro do curso de formação de facilitadores do Programa Famílias Fortes. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais da rede municipal e de entidades assistenciais para atuar diretamente com famílias, fortalecendo vínculos e estimulando o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Durante a abertura, os participantes receberam informações sobre a metodologia do programa, que é reconhecido nacionalmente por trabalhar a comunicação familiar, a resolução de conflitos e a promoção de ambientes protetivos para crianças e jovens. O curso contará com uma série de encontros formativos, que ao final irão habilitar os servidores a conduzir grupos de famílias na cidade.
“Este é um momento muito especial para Valinhos. Investir no fortalecimento das famílias significa investir em todo o futuro da nossa cidade. A formação dos facilitadores é o primeiro passo para que o Programa Famílias Fortes chegue com qualidade e transforme vidas”, destacou a secretária da Família e Mulher, Dalva Berto.
“Sabemos que, para a educação ir bem, a família precisa ir bem. A missão da Secretaria de Educação vai além da sala de aula, e é por isso que apoiamos com convicção o 'Famílias Fortes'. Valorizar e fortalecer o papel dos pais e responsáveis é de fundamental importância para a construção de um futuro melhor para nossas crianças, pois famílias mais fortes resultam em alunos mais seguros, confiantes e prontos para o mundo”, afirmou o secretário de Educação, André Amaral.
O Programa Famílias Fortes será implementado em Valinhos a partir desta formação, envolvendo diferentes setores da administração pública e ampliando as políticas de cuidado e proteção social no município.