A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, abriu Edital de Credenciamento para o preenchimento de 136 vagas em feiras livres do município. A iniciativa busca reforçar a estrutura de seis feiras já existentes e, ao mesmo tempo, implantar duas novas opções: uma feira geral na região central e a primeira Feira das Mulheres Empreendedoras da cidade.
O Edital de Credenciamento contempla cinco segmentos: hortifrutigranjeiros, gêneros alimentícios caseiros, comida de rua (incluindo food trucks), artesanato e Mulheres Empreendedoras.
Do total de vagas, 74 serão destinadas ao fortalecimento das feiras de bairro e no CACC já em funcionamento. Outras 39 irão compor a nova feira que será instalada aos sábados, em frente à Prefeitura. Já a aguardada Feira das Mulheres Empreendedoras contará com 23 vagas exclusivas.
A ação faz parte da nova política de gestão das feiras municipais, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 12.627/2025. Segundo a Administração, a medida tem como objetivo valorizar o produtor rural valinhense e ampliar os canais de venda direta ao consumidor.
O secretário do Verde e da Agricultura, André Luís dos Reis, reforçou a importância da regulamentação. “Nossa missão é garantir que as feiras funcionem dentro da legalidade. O edital segue a nova Lei de Licitações, por tratar da concessão de solo público. Exigimos documentação e o cumprimento de normas, como certificados e boas práticas de manipulação de alimentos, assegurando qualidade e segurança aos consumidores. É um novo tempo para a agricultura e para a economia local, e todos saem ganhando nesse processo”.
A organização das feiras conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cultura e Turismo, e da Família e da Mulher.
Feira das Mulheres Empreendedoras
A nova Feira das Mulheres Empreendedoras será coordenada diretamente pela Secretaria da Família e da Mulher. Conforme o Edital de Credenciamento, serão disponibilizadas 23 vagas, destinadas às trabalhadoras que exercem um ofício manual, transformando a matéria prima bruta ou manufaturada em produto acabado, criando ou produzindo trabalhos que tenham conteúdo cultural e empreendedor em seu escopo.
A Feira das Mulheres Empreendedoras é um programa da Prefeitura de Valinhos, criado pela Lei nº 6.629/24 e regulamentado pelo Decreto nº 12.540/25, com o objetivo de valorizar, incentivar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres empreendedoras da cidade.
O projeto, que vai oferecer espaço público organizado para que as participantes possam expor e comercializar seus produtos e serviços, será realizado de forma itinerante, sempre de acordo com a programação da Secretaria da Família e da Mulher. A feira tem como objetivo promover inclusão social, geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina, integrando políticas públicas, sociedade civil e setor empresarial para apoiar o empreendedorismo local.
Serviço – Como se inscrever
Prazo: preferencialmente até 18 de setembro de 2025.
Como participar:
Via e-mail: enviando a documentação digitalizada para [email protected]. O assunto do e-mail deve indicar o segmento pretendido (ex.: HORTIFRUTIGRANJEIROS).
Pessoalmente: entregando os documentos impressos em dias úteis, das 14h às 16h, nos endereços específicos indicados no edital.
Principais exigências
Pessoas Jurídicas (maioria dos segmentos): apresentação de CNPJ, licença ou CCMEI, documentos do representante legal e, no caso de food trucks, o licenciamento do veículo. Para gêneros alimentícios e comida de rua, é obrigatório o certificado de boas práticas de manipulação de alimentos.
Pessoas Físicas (segmento artesanato e Feira das Mulheres Empreendedoras): documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
O Edital de Credenciamento completo (nº 001/2025-SVA) está disponível nos canais oficiais da Prefeitura pelo link:Prefeitura de Valinhos - Diário Oficial /2025
A lista dos credenciados aptos será publicada na Imprensa Oficial em 19 de setembro de 2025.
Relação de Feiras em Valinhos
- Feira do Produtor Rural (Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini): Sábado, das 6h00 às 10h00
- Feira do Jardim do Lago (Rua Antônia D’Angelo Perseguetti): Terça-feira, das 17h00 às 21h00
- Quarta é Feira (CACC Adoniran Barbosa): Quarta-feira, das 15h00 às 20h00
- Feira de Artesanato (Largo São Sebastião): Sábado, das 9h00 às 13h00
- Feira de Artesanato Arte na Praça (Praça Washington Luiz): Sábado, das 9h00 às 13h00
- Point do Food Truck (Praça Washington Luiz): Quinta-feira, das 18h00 às 22h00
- Sábado também é Feira (Residencial Santa Maria – Rua João Previtale): Sábado, das 8h00 às 13h00
- Feira região central (nova) (Rua Antônio Carlos, 301 – Paço Municipal): Sábado, das 8h00 às 13h00
- Feira das Mulheres Empreendedoras (nova): Itinerante