A Prefeitura de Valinhos, por meio Junta de Serviço Militar (órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania) realizou na manhã desta sexta-feira (12) a solenidade de Juramento à Bandeira, no ginásio municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva. O evento marcou a conclusão do processo de alistamento militar para os jovens nascidos em 2007 – ou em anos anteriores, em situação de regularização. O evento, tradicionalmente emocionante e cívico, contou com a participação de aproximadamente 700 jovens que prestaram compromisso simbólico à Pátria.
O prefeito Franklin Duarte de Lima, presidenta da 165ª Junta de Serviço Militar, prestigiou o evento e deixou uma palavra de motivação aos jovens. “Ao levantarem a mão e prestarem esse juramento, vocês estão se comprometendo a defender a liberdade, a justiça e a dignidade que essa bandeira representa. Que este momento fique gravado em suas memórias como um marco de orgulho e de compromisso com o Brasil e com a nossa cidade de Valinhos”
Durante a cerimônia, os alistados reafirmaram seu dever cívico perante a Bandeira Nacional, em um ato que representa não apenas o cumprimento de uma obrigação legal, mas também um momento de reflexão sobre os valores patrióticos e a cidadania. Familiares dos jovens prestigiaram o evento, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, diretores da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, o comandante da Guarda Civil Municipal e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, vindos da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e da 11ª BIMec (Brigada de Infantaria Mecanizada).
Ao final da solenidade, 14 jovens receberam simbolicamente das autoridades o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Com a realização do juramento, os participantes estão agora aptos a receber esse documento que é indispensável para emissão de passaporte, inscrição em concursos públicos, obtenção de CNH e acesso a programas governamentais.
A Junta de Serviço Militar de Valinhos reforça que os jovens que não compareceram à solenidade agendada devem regularizar sua situação o quanto antes, sob risco de multa e impedimento para obtenção do CDI. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou comparecer à Junta Militar, localizada no Paço Municipal (Rua Antônio Carlos, 301 – Centro).