Campanha, que incentiva as pessoas a se locomoverem sem o veículo, faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito
Duas vezes por semana o arquiteto da Secretaria de Mobilidade Urbana, Igor Pitas, deixa o carro na garagem para trabalhar de bicicleta. Ele leva cerca de 20 minutos para percorrer pouco mais de dois quilômetros de sua casa no Paiquerê até a secretaria, que está localizada ao lado do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. É para incentivar atitudes como essa que a Prefeitura de Valinhos aderiu ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, próxima segunda-feira. A data estimula a população a se deslocar a pé, de carona, bicicleta ou transporte público para refletir sobre o uso excessivo de veículos. A mobilização faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito que terá atividades até o dia 25 de setembro.
O arquiteto explica que os benefícios de ir ao trabalho de bicicleta são muito maiores do que a melhora da qualidade do ar e da saúde. Igor destaca que não estar ao volante altera a percepção da cidade e aumenta a empatia com as outras pessoas "consigo ter mais calma para observar a paisagem, o trânsito, os pedestres e os animais. As pessoas enquanto dirigem ficam muito estressadas e ao ter a vivência como pedestre ou ciclista a tendência é aumentar a empatia e manter um maior equilíbrio ao volante. Nós da Mobilidade Urbana convidamos a população a sentirem como é esta experiência", conclui o arquiteto.
Como participar do Dia Mundial Sem Carro nesta segunda (22)
- Prefira o transporte público;
- Use bicicleta ou caminhe sempre que possível. É saudável e você estará contribuindo para um planeta mais limpo;
- Para viagens curtas a trabalho ou de turismo, prefira o ônibus.
Dia Mundial Sem Carro
O movimento teve início em algumas cidades da Europa durante a crise do petróleo na década de 70. Conhecida no exterior como World Carfree Day (Dia Mundial Livre de Carro em tradução livre) a data foi instituída oficialmente em 2000 e chegou ao Brasil em 2001.