Após encantar alunos, educadores e a comunidade na sua primeira passagem pela cidade, em fevereiro, o projeto Feijão Letrado retorna a Valinhos na próxima semana para uma nova temporada de incentivo à leitura. A iniciativa, que se tornou a maior doadora de livros para escolas e instituições públicas do Brasil, foi recebida com entusiasmo pela Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo, que viram de perto os frutos da parceria. “A segunda passagem do projeto na nossa cidade é uma alegria pra todos nós. As escolas recebem uma ação cultural relevante e, ao mesmo tempo, reforçam o acervo de títulos literários para atender as crianças desde a primeira infância”, enfatizou o secretário de Educação, André Amaral.
Nova temporada: expandindo o acesso à leitura
Construindo sobre esse legado de sucesso, o Feijão Letrado volta em setembro para ampliar seu impacto. Desta vez, cinco escolas da rede municipal serão contempladas, recebendo um total de 1.075 livros infantis novos, além de estantes artísticas personalizadas, oficinas de brinquedos recicláveis e sessões de contação de histórias (confira a programação copleta ao final da reportagem)
A temporada 2025 conta com patrocínio da Hidroall e o fundamental apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo de Valinhos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
“Nosso objetivo sempre foi ampliar o acesso à leitura e criar um projeto capaz de despertar nas crianças a curiosidade e o prazer de ler. As estantes coloridas, os livros e as oficinas transformam o ambiente escolar em um espaço de descobertas e sonhos”, afirma Reginaldo Menegazzo, produtor cultural e idealizador do Feijão Letrado.
Primeira edição foi um grande sucesso
A primeira fase do projeto, realizada em fevereiro, foi um marco para a educação e cultura valinhense. Na ocasião, a EMEB Alice Sulli Nonato e a Biblioteca Pública Municipal "Dr. Mário Corrêa Lousada" receberam, cada uma, uma estante móvel artesanal com 230 livros infantis, totalizando 460 novos exemplares incorporados ao acervo municipal sem qualquer custo para os cofres públicos.
O evento foi celebrado por todos. Para a coordenadora pedagógica Viviane Schiezaro, da EMEB Alice Sulli, a biblioteca móvel foi uma "grande riqueza". Já a bibliotecária Ludmila Ferrarezi destacou a importância da renovação do acervo da biblioteca municipal, que não recebia novas obras há anos, com títulos voltados ao folclore e à inclusão.
O secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, fez um balanço positivo: “Sem dúvida um grande sucesso, com a entrega de 460 livros, a renovação do acervo da biblioteca municipal e a valorização do espaço de leitura para as crianças”.
Programação em Valinhos – Setembro/2025
Segunda-feira (22)
9h - EMEB Marli Borelli Bazetto (Parque Portugal)
13h15 - EMEB Jerônymo Côrrea (Jardim do Lago)
Terça-feira (23)
15h30 - EMEB Waldomiro Mayr (Country Club)
Quarta-feira (24)
9h - EMEB Tomorahu Kimbara (Capivari)
13h30 - EMEB Profa. Fanny Moleta (Vale Verde)
Sobre o Feijão Letrado
Criado em 2020 como uma ação solidária durante a pandemia – onde livros acompanhavam cestas básicas –, o Feijão Letrado evoluiu para um projeto de alcance nacional. Em quatro temporadas, já realizou mais de 120 entregas em diversas cidades, somando mais de 25 mil livros doados. O projeto promove uma experiência cultural completa, unindo literatura, arte e sustentabilidade para formar leitores críticos e conscientes, oferecendo uma alternativa enriquecedora ao excesso de telas e eletrônicos.