No próximo dia 23 de setembro, Valinhos será palco de uma iniciativa importante para os produtores rurais da cidade. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria do Verde e Agricultura da Prefeitura Municipal de Valinhos, realizará um mutirão para auxiliar os proprietários rurais na regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A ação, que acontecerá na Casa da Agricultura de Valinhos das 9h às 16h, com agendamento prévio por propriedade, visa facilitar a inscrição, retificação e regularização do CAR. Esse registro eletrônico é obrigatório para todos os imóveis rurais do país e é fundamental para o monitoramento e planejamento ambiental, além de ajudar no combate ao desmatamento. O CAR foi criado pela Lei 12.651/2012 e a inscrição pode ser feita pelo próprio proprietário, um representante legal ou um cadastrante.
Para o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, o mutirão é um marco na retomada da parceria com a CATI, um convênio que ficou paralisado por mais de oito anos. “Esse é o primeiro mutirão que realizaremos conjuntamente com a CATI, que fornecerá seus técnicos para garantir que o produtor possa ter acesso a esse importante documento”, afirmou. A reativação da parceria permitiu que a Prefeitura voltasse a ter uma sala na Casa da Agricultura, a fim de oferecer um melhor atendimento às necessidades dos produtores locais.
Programa Rotas Rurais
Além da regularização do CAR, o Departamento de Agricultura aproveitará o mutirão para apresentar e orientar os produtores sobre o programa Rotas Rurais. Valinhos aderiu ao programa este ano, que tem como objetivo promover o endereçamento digital de propriedades agrícolas. A iniciativa já georreferenciou 311 propriedades rurais na cidade e oferece uma solução importante para a segurança no campo.
Com o mapeamento das rotas por geolocalização, as forças policiais conseguem localizar as propriedades com mais agilidade em caso de roubos, furtos, salvamentos ou outras ocorrências, garantindo um atendimento mais rápido. Segundo o secretário, o programa é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode facilitar a vida do homem do campo em Valinhos. “Neste mutirão, nosso objetivo é apresentar ao homem do campo esta ferramenta”, destacou André Reis.
O programa Rotas Rurais não tem custo de instalação e manutenção para o produtor e utiliza tecnologia para melhorar a qualidade de vida no campo, otimizar a logística e promover a inclusão produtiva, social e comercial na área rural.