O helicóptero Águia, da Polícia Militar, chegou a Valinhos na manhã deste sábado (20) para auxiliar as equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Ambiental e brigadistas no combate aos focos de incêndio que atingem a Serra dos Cocais desde o último final de semana. A aeronave também esteve em Valinhos no último domingo (14) para garantir apoio no combate às queimadas no mesmo local.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a Serra dos Cocais sofre na manhã deste sábado com três focos de incêndio, todos em locais de difícil acesso. Dois deles são menores e um mais latente, que conta com apoio do Águia. O Corpo de Bombeiros avalia a necessidade de solicitação de apoio adicional.
Na noite desta sexta-feira (19) as queimadas na Serra dos Cocais atingiram a área de pasto. A Defesa Civil esteve no local para monitoramento das 22h às 0h, mas o fogo não se alastrou e permaneceu distante das residências.
Águia
Os helicópteros Águia se destacam por possibilitar o monitoramento aéreo de grandes extensões, a identificação rápida de novos focos e o direcionamento preciso das brigadas em terra. Equipadas com o Bambi Bucket – reservatório com capacidade para até 500 litros de água – as aeronaves conseguem reabastecer rapidamente e despejar a carga diretamente sobre os pontos mais críticos, garantindo agilidade e eficiência no controle das chamas, especialmente em áreas de difícil acesso.
A prerrogativa de acionamento do helicóptero Águia é exclusivamente do oficial de área do Corpo de Bombeiros.
Outros focos
Na noite desta sexta-feira (19), equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalharam no combate e monitoramento de incêndios nas proximidades do Haras La Estância e na Rua João Previtale, na região do Jardim São Marcos, em ponto oposto ao registrado na última semana. Nos dois locais, as queimadas foram controladas.
Situação de emergência
A Prefeitura de Valinhos decretou nesta sexta-feira (19) Situação de Emergência devido às queimadas que atingem diferentes regiões do município, em especial a Serra dos Cocais, que enfrenta focos de incêndio desde o último final de semana. Para o enfrentamento da situação de emergência, o decreto cria o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios do Município de Valinhos, e será composto por representantes do Poder Público e forças de segurança.
A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do poder público, agilizando o combate aos incêndios, reforçando a fiscalização e viabilizando o acesso a recursos estaduais e federais.
Na manhã deste sábado (20), com a flexibilização permitida pelo decreto de emergência, o Comitê deliberou sobre o reforço das estratégias de combate, incluindo a solicitação de apoio à empresas, cidades vizinhas e governo do Estado, além de reforçar as ações já adotadas anteriormente como o envio de caminhões-pipa e insumos para as equipes de campo.
Colaboração
A Prefeitura reforça a orientação para que os moradores evitem qualquer tipo de queimada ou ação que possa gerar risco de fogo e, ao perceberem fumaça ou indício de incêndio, acionem imediatamente o telefone 193. A rapidez no chamado é essencial para garantir uma resposta eficaz e proteger a cidade.