O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Valinhos, mantido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria da Família e da Mulher, abre nesta quarta-feira (1º), quando celebra-se o Dia Mundial do Idoso, a programação de um mês todo de atividades voltadas aos idosos. Na abertura do evento que terá ato ecumênico e apresentação cultural, será também inaugurada uma nova sala para atendimento geriátrico.
Com a nova sala a expectativa é aumentar o número de atendimentos médicos oferecidos aos idosos participantes do CCI que contará com mais uma equipe de especialistas.
Antes, o Centro de Convivência do Idoso disponibilizava uma sala com atendimento de um médico, uma vez por semana. Agora serão 3 médicos, sendo dois geriatras e um da família, além de uma enfermeira padrão que passam a atender também às quartas-feiras.
Com mais esta sala de geriatria e a ampliação da equipe médica, o serviço passou de 4 atendimentos por semana para 12, triplicando a assistência aos idosos que participam do CCI.
“A inauguração da nova sala de geriatria representa um avanço significativo no atendimento especializado aos nossos idosos, garantindo mais conforto, atenção e acolhimento. É uma conquista coletiva que demonstra a prioridade que damos a esta faixa etária tão especial da nossa população”, diz a secretária Dalva Berto.
Para a secretária e toda a equipe do CCI, comemorar o Mês do Idoso é reafirmar o compromisso com o cuidado, o respeito e a valorização de quem tanto já contribuiu para a cidade. “Preparamos uma programação especial com atividades que promovem saúde, bem-estar e convivência, reforçando a importância de envelhecer com dignidade e qualidade de vida”, destaca Dalva Berto.
Em Valinhos, o CCI atende 1.330 idosos, com uma média de rotatividade semanal de 600 participantes de várias atividades.
Saiba mais
O Mês do Idoso é celebrado em Outubro, coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover reflexão sobre envelhecimento, direitos e cuidados com as pessoas idosas. No Brasil, a data também se tornou o Dia Nacional do Idoso.