A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, deu o primeiro passo oficial para a revisão do Plano Municipal de Educação (PME). Nesta terça-feira (30), na sede da secretaria, foi realizada a primeira reunião da Comissão Organizadora do Fórum Municipal de Educação. O grupo, instituído pela Portaria SME Nº 1.714/2025, é responsável por coordenar todo o processo de atualização do plano, que estabelece as metas e estratégias para a educação valinhense para a próxima década. As atividades estão sob coordenação do supervisor de ensino Carlos Eduardo de Oliveira Klebis.
O secretário municipal de Educação, André Amaral, enfatizou o caráter estratégico do trabalho. "Estamos diante de uma oportunidade ímpar de reavaliar nossos rumos e abrir novos caminhos. Revisar o Plano Municipal de Educação não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso com o futuro. É a chance de construirmos coletivamente uma política pública mais moderna, eficaz e capaz de oferecer mais qualidade a cada estudante de nossa rede", declarou.
Delimitação de métodos e objetivos
A Comissão Organizadora, composta por 15 membros – incluindo supervisores de ensino, coordenadores pedagógicos, professores e representantes de apoio administrativo –, terá as seguintes atribuições principais:
Elaborar e aprovar o Regimento Interno do Fórum Municipal de Educação;
Definir e divulgar o cronograma de atividades para a revisão do PME;
Organizar a eleição de delegados para a Conferência Municipal, garantindo a representatividade de todos os segmentos;
Sistematizar as contribuições da sociedade e elaborar a minuta do plano revisado.
O Plano Municipal de Educação de Valinhos teve sua vigência original prorrogada pela Lei 6.740/2025 até junho de 2026. O processo de revisão visa adequá-lo ao novo ciclo de planejamento, alinhando-o ao Plano Nacional de Educação e às atuais demandas da comunidade.
Uma construção coletiva
A revisão do PME é um processo democrático e participativo. Após o trabalho preparatório da comissão, as discussões serão ampliadas para a Conferência Municipal de Educação, onde delegados eleitos pela comunidade escolar e civil debaterão e aprovarão as diretrizes que formarão a base do novo plano. “Estamos empenhados em atualizar as diretrizes da educação pública de Valinhos para os próximos anos, com vistas a oferecer as melhores práticas pedagógicas e incorporar ao nosso município as diretrizes de gestão que aliem a valorização dos profissionais e a qualidade dos percursos formativos”, finalizou o secretário.
A expectativa é que o documento final oriente os investimentos e as ações da Secretaria Municipal de Educação para os próximos dez anos, abordando desde a Educação Infantil até a formação de jovens e adultos.