Proprietários de restaurantes, hotéis e empreendimentos turísticos de Valinhos estão sendo convidados pela Prefeitura a se cadastrarem no sistema nacional Cadastur, vinculado ao Ministério do Turismo. Voltado para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, o cadastro oficial não apenas garante a regularização da atividade, mas oferece uma série de benefícios e vantagens que podem impulsionar o negócio. Atualmente, Valinhos conta com 109 cadastros dos mais diversos segmentos, mas a expectativa é que o dobro desse total passe a integrar o cadastro oficial.
O cadastro é gratuito e executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo. “O turismo é uma importante fonte de desenvolvimento econômico e cultural para nossa cidade. Valinhos tem potencial para atrair cada vez mais turistas e consolidar-se como uma referência na região. Mas, para isso, precisamos estar organizados, formalizados e preparados para receber grandes oportunidades. Daí a importância do cadastramento no sistema oficial do Ministério do Turismo”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
O secretário explica que quanto mais cadastrados, maior passa a ser a pontuação do município junto ao Sismapa - Sistema de Mapeamento do Programa de Regionalização do Turismo - que é a plataforma online do Ministério do Turismo usada para o cadastro, análise e acompanhamento dos municípios brasileiros que participam do Mapa do Turismo Brasileiro.
Benefícios
Ao participar do Cadastur há uma série de benefícios e vantagens que podem impulsionar os negócios do setor, como o reconhecimento legal que mostra que a empresa ou serviço está regular e em conformidade com a legislação. Também permite acesso a linhas de crédito e incentivos, pois os empreendimentos cadastrados têm preferência para acessar programas de financiamento.
Outro fator positivo é a promoção e visibilidade que o Cadastur oferece, uma vez que os cadastrados poderão estar em listas e campanhas oficiais promovidas pelo Ministério do Turismo. Além disso há a possibilidade de capacitação para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços. O sistema também contribui com os cadastrados à medida que passam mais credibilidade e segurança aos visitantes.
“Com o Cadastur, profissionalizamos e fortalecemos o setor turístico da cidade. Isso atrai investimentos, gera emprego, movimenta nossa economia e coloca Valinhos na rota do turismo nacional e internacional. Cada restaurante, hotel, cafeteria, parque ou espaço de eventos cadastrado contribui diretamente para o crescimento da cidade”, garante a turismóloga e Diretora do Departamento de Turismo, Mônica Santos, que aposta no crescimento do Turismo Rural em Valinhos como um grande potencial.
Ela explica que o cadastro é direcionado para diversas atividades do setor turístico, como: restaurantes, cafeterias, locadoras de veículos, prestadores especializados, casas de espetáculos, empreendimentos náuticos, infraestrutura de apoio para eventos, centros de convenções, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos, guias de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, aquáticos e de diversões, entre outros
Como acessar o Cadastur
Ao acessar o sistema Cadastur pelo site Cadastur - Ministério do Turismo tenha em mãos os documentos da empresa ou atividade, como CNPJ, alvará, entre outros. Escolha a atividade correspondente ao seu negócio. Preencha o cadastro gratuitamente.
“A sua participação é fundamental para tornar o turismo de Valinhos mais forte e atrair ainda mais visitantes, negócios e reconhecimento para a nossa cidade. Faça parte deste movimento e seja uma peça chave no desenvolvimento de Valinhos como um destino turístico exemplar”, convida o secretário Fabrício.