O Centro de Convivência do Idoso (CCI), de Valinhos, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Família e da Mulher, encerrou nesta sexta-feira (31) as celebrações no Mês do Idoso iniciadas em 1º de outubro, no Dia Internacional da Pessoa Idosa. Entre as atividades programadas estavam apresentação de teatro, de dança de passinhos e ato ecumênico.
As comemorações do Mês do Idoso integraram também a celebração da campanha ‘Outubro Prateado’, que incentiva e conscientiza a população idosa e adulta sobre a importância da qualidade de vida, com hábitos que promovam o bem-estar físico, mental e social.
No encerramento das atividades do mês houve Ato Ecumênico celebrado pela Pastora Duda da Igreja Portal Paiquerê e pelo Padre Maurício Inácio da Silva, da Paróquia de São Cristóvão.
No fechamento das comemorações também estavam a secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto; dona Francisca, mãe do prefeito Franklin, que está sempre presente nas ações do CCI; além do presidente do Conselho do Idoso, Zeno Ruedell, Josefina Palácio que é irmã do saudoso artista Roque Palácio, que dá nome ao CCI, e Marisa Mathias, coordenadora do CCI.
Após a celebração do Ato Ecumênico os idosos tiveram a oportunidade de assistir ao grupo de teatro do CCI “As Sabonetes’ que apresentaram a peça ‘Canta Adoniran’, com direção artística de Silvana Ribeiro. Na sequência, o Grupo de Passinhos do CCI se apresentou aos idosos que animados acabaram também entrando na dança ao ritmo dos anos 60, 70 e 80 e animação da professora Claudia da Secretaria de Esportes e Lazer.
Saiba mais
Durante todo o mês de outubro houve uma série de atividades gratuitas com a presença dos idosos, a maior parte participantes do CCI, numa programação especial que incluiu atividades voltadas a saúde, bem-estar e convivência, visando reforçar a importância de envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
“As atividades em comemoração ao Mês do Idoso foram realizadas em nossa cidade com muito carinho. E vamos continuar fazendo muito mais, pois estamos em um novo tempo. Tudo o que a gente leva ao prefeito Franklin para termos aqui no CCI ele nos apoia e pede para fazermos ainda mais. Logo vamos receber aparelhos de ar condicionado para esse espaço e já pudemos contar com a Secretaria de Obras que esteve avaliando toda a parte elétrica para essa estrutura. Também tivemos a quadra pintada e vamos realizar mais atividades com o apoio das secretarias de Esportes e de Cultura e Turismo”, comemora a secretária Dalva.
Nilce Donizetti da Costa Casacio, de 69 anos, que integra o Grupo de Passinhos, disse que já participa do CCI há 9 anos e sempre faz questão de estar presente nas comemorações. “Venho ao CCI desde que completei 60 anos e, além de integrar o Grupo de Passinhos, dou aula de crochê aqui como voluntária. É importante pra gente participar das atividades. É bom pra cabeça e pro corpo pois não podemos ficar parados em casa”, falou.
Marisa Donizetti Vaz de Lima Brandini, de 63 anos, que foi ao CCI pela primeira vez junto com o marido e a irmã Marilena Gomes de Lima que já é participante do CCI, disse que pretende se cadastrar para começar as atividades. “Eu amei esse evento, o teatro e as dancinhas, me senti muito à vontade. Estão todos de parabéns. Pretendo começar a frequentar aqui e também trazer meu marido”, disse.
Sobre o CCI
Atualmente são inscritos no CCI 1330 idosos que participam de uma série de atividades gratuitas, entre elas ballet, jogos de salão, oficina de memória, alfabetização, dança de salão, ginástica, informática, biblioteca, pintura em tecido, crochê, roda de conversa.
Também são oferecidos gratuitamente aos idosos que frequentam o CCI atendimento odontológico e consultas com médicos geriatras e da família. O telefone para informações é o 3829-1337.









