A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, concluiu nesta quarta-feira (5), um importante ciclo de formação continuada oferecido pelo Programa Alfabetiza Juntos SP, realizado em parceria com o SESI de maio a outubro de 2025. A iniciativa, que integra as ações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada no estado de São Paulo, capacitou professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental com foco no aprimoramento do ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
Ao longo de seis módulos presenciais, os educadores participaram de discussões aprofundadas, trocas de experiências e construção coletiva de estratégias para qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.
Abordagem em Língua Portuguesa e Matemática
Nos encontros de Língua Portuguesa, os temas incluíram:
Análise e coleta de dados sobre avaliações de leitura e escrita
A importância do ambiente de aprendizagem na formação de leitores e escritores
Agrupamentos produtivos para situações didáticas
Práticas de leitura e escrita por meio de gêneros textuais
Desenvolvimento da autonomia do estudante na revisão de textos
Já na área de Matemática, os módulos abordaram:
O papel da avaliação na aprendizagem
O ambiente de aprendizado e a leitura para o desenvolvimento do raciocínio matemático
Agrupamentos produtivos para compreensão do Sistema de Numeração Decimal
Aprendizagem do sistema de numeração
Resolução de problemas dos campos aditivo e multiplicativo
Fortalecimento da equipe
Em paralelo ao encerramento da formação, a Secretaria de Educação de Valinhos anuncia que, desde o início de outubro, conta com a professora Thais Duarte Esnarriaga atuando exclusivamente como articuladora local do projeto de alfabetização. Anteriormente, ela dividia essa atribuição com atividades de coordenação pedagógica, mas após uma reorganização interna, dedica-se agora integralmente ao acompanhamento e avaliação das metas do projeto nas unidades da rede municipal.
Compromisso com a alfabetização na idade certa
O secretário municipal de Educação, André Amaral, destacou a importância dessas iniciativas: "Esta formação representa um avanço significativo na qualificação dos nossos processos educacionais. Ao mesmo tempo, ter uma profissional dedicada exclusivamente à articulação do projeto de alfabetização demonstra nosso compromisso em garantir que todas as crianças de Valinhos sejam alfabetizadas na idade certa, com qualidade e equidade", concluiu.









