A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, anunciou nesta quarta-feira (12) a adesão da cidade à primeira edição das Copas Regionais de Futebol de Campo e Futsal, que serão disputadas entre equipes das dez cidades do Circuito das Frutas. A iniciativa é pioneira e oferecerá a atletas locais a oportunidade de competir em um torneio que ultrapassa os limites municipais, integrando a região em um evento esportivo de abrangência inédita.
Futebol de campo
A 1ª Copa Regional Circuito das Frutas de Futebol – Campo contará com a participação de até dez times, representando Valinhos, Louveira, Indaiatuba, Jarinu, Morungaba, Itatiba, Atibaia, Jundiaí, Itupeva e Vinhedo. A organização ficará a cargo da LAS Ligas Associação Indaiatubana, com apoio das secretarias de Esportes das cidades envolvidas. Nesta primeira edição, cada município terá uma vaga, preferencialmente destinada ao campeão da primeira divisão do amador local. Valinhos será representada pelo Grêmio Vila Unida, atual campeão da Primeira Divisão do Amador. “Estamos trabalhando com as demais cidades para que, a partir de 2027, campeão e vice de cada município participem do torneio, ampliando a representação”, destacou o secretário de Esportes e Lazer de Valinhos, Renato Florêncio.
A competição será disputada em jogos eliminatórios de ida e volta, com mando de campo alternado. O calendário estabelece que as cidades devem confirmar participação até 21 de novembro, enquanto a indicação do time representante de cada município segue até 15 de dezembro. As inscrições dos atletas vão até 31 de dezembro. O sorteio dos confrontos será realizado online no dia 15 de dezembro, e a primeira rodada está prevista para 11 de janeiro, com previsão de encerramento em março. A final será em jogo único, sediada na cidade de Louveira.
Valinhos também vai participar no futsal
Já a 1ª Copa Regional Circuito das Frutas de Futsal reunirá até vinte equipes, sendo duas de cada uma das dez cidades participantes. A previsão é que a competição tenha início em fevereiro de 2026, com data do congresso técnico a ser definida em breve.
“Estamos muito empolgados com essa oportunidade de integrar as equipes da região e valorizar o esporte amador. É um passo importante para fortalecer a identidade esportiva do Circuito das Frutas e, no futuro, possibilitar a expansão para outras modalidades”, concluiu o secretário. As cidades participantes já estudam a realização de copas semelhantes em outras modalidades, como basquete, vôlei, natação, tênis e ginástica, ampliando a integração esportiva regional.









