Em funcionamento desde o último dia 1º, a nova Feira do Agricultor aberta sempre aos sábados pela manhã em frente da Prefeitura, em Valinhos, é considerada pelos feirantes como mais um importante espaço para o empreendedorismo. Promovida pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria do Verde e da Agricultura, a feira conta com 24 barracas, que inclui hortifruti e food trucks, e toda a infraestrutura para atender aos consumidores.
Na feira são oferecidos verduras, frutas e legumes, tudo fresquinho, além de uma série de outros produtos de darem água na boca, como alimentos especiais sem glúten e sem lactose, e alimentos servidos por diversos food trucks com opções de pastéis, caldo de cana, bolos e doces, batatas fritas, lanches de hambúrguer, crepes e churros, curau, pamonha, chopp artesanal e sucos naturais.
‘Com mais esta feira livre em nossa cidade, a expectativa é que o consumidor valinhense tenha novas oportunidades de comprar produtos frescos e de qualidade, vindos direto dos produtores. Essa ação faz parte da proposta de revitalização e melhorias para o Centro da cidade. A feira vem a colaborar muito com isso, como atrativo, porque traz mais consumidores para a região central que podem contar com toda uma estrutura, inclusive com vagas gratuitas do Estacionamento do Povo que fica bem do lado da feira”, diz o secretário do Verde e da Agricultura André Reis.
A chegada da nova Feira Livre ao Centro da cidade, assim como do Poupatempo que também funciona aos sábados pela manhã no Paço Municipal, faz parte do projeto da Prefeitura de revitalização da área central. Entre as ações já concluídas estão a abertura da Rodoviária, permitindo que os cidadãos possam sair e voltar em um período de até 120 minutos sem pagar nova passagem, e as inaugurações do Estacionamento do Povo e da Farmácia do Povo.
Boas vendas
Carlene Seilert Ito, que se credenciou recentemente para integrar a feira e vende alimentos especiais e bem saborosos, sem glúten e sem lactose, está otimista com o crescimento das vendas. “Fiz parte da seleção dos novos feirantes e estou começando agora a participar das feiras de nossa cidade. Já percebo a boa receptividade do público e as vendas estão superando as expectativas iniciais. O espaço aqui em frente da Prefeitura é bem movimentado e busco promover meus produtos, além de gerar maior renda”, falou.
O agricultor Douglas Teruya, que também acabou de ser integrado à nova feira e oferece hortaliças sem agrotóxicos, falou que as vendas estão indo muito bem. “Está valendo à pena ser feirante aqui e na feira do CACC onde também comecei a participar. Trago tudo fresquinho para os consumidores, sem produtos químicos. Venham nos visitar”, convida.
O casal Maria Isabel Mendonça Ramos e Geraldo Magella Cabral Ramos já atua há 23 anos como feirante, na Feira do Agricultor do Parque Municipal, e também na Quarta é Feira do CACC desde a inauguração, há 8 anos. “Vendemos verduras, legumes e frutas que plantamos em nosso sítio no Capuava. Estamos muito contentes em poder participar de mais uma feira, agora aqui em frente da Prefeitura, pois o espaço é bom e tem bastante movimento. Entramos com o pé direito e queremos vender cada vez mais”, falou o casal.
As amigas Cacilda Vieira e Eva Rita Fontanese foram juntas à feira. “Moramos bem pertinho daqui, viemos a pé e achamos ótimo ter uma feira no Centro. Já somos clientes da feira no CACC e agora, além de irmos lá de quarta-feira, viremos aqui de sábado comprar também. Estamos gostando muito dos produtos”, comentou Cacilda.
O aposentado Elcio Rosa também costuma frequentar as feiras promovidas pela Prefeitura e aprovou a realização no sábado. “Moro no bairro Alpinas, venho de ônibus, e hoje aproveitei pra fazer tudo aqui no Centro. A feira aqui é bem pertinho da Rodoviária e vim conhecer os novos feirantes e comprar uns legumes e verduras. Tudo é de qualidade e os preços são bons”, contou.
A implantação da feira localizada em frente da Prefeitura foi possível mediante o credenciamento de mais feirantes visando o preenchimento de 136 vagas para composição das feiras livres do município. A ação faz parte da nova política de gestão das feiras municipais, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 12.627/2025, com o objetivo de valorizar o produtor rural valinhense e ampliar os canais de venda direta ao consumidor.
A organização das feiras conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cultura e Turismo, e da Família e da Mulher. Além da feira do Paço Municipal, é promovida a Feira do CACC, as quartas-feiras das 15h às 20h; no Jardim do Lago toda terça-feira à noite , das 17h às 21h ; no Jardim São Marcos aos sábados pela manhã, das 8h às 13h; e no Parque Municipal também de sábado de manhã, das 6h às 10h.









