A inauguração do Parque da Cidade, realizada no último domingo (21), marcou também o início da implantação da terceira microfloresta urbana de Valinhos. O projeto integra as ações de preservação e recuperação ambiental promovidas pela Prefeitura e reforça o compromisso do município com a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico.
Para a formação da nova microfloresta, foi destinada uma área interna do parque, onde foram plantadas 20 mudas de diferentes espécies, com a participação do grupo de Escoteiros de Valinhos e de autoridades municipais. A iniciativa segue o conceito de criação de corredores ecológicos, compostos por árvores variadas e adaptadas ao ambiente urbano, favorecendo a circulação da fauna local.
De acordo com o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, a implantação da microfloresta representa mais um avanço na política ambiental do município. “Este é mais um compromisso do atual governo, que tem como uma de suas metas a preocupação com o equilíbrio do meio ambiente, voltado para uma cidade sustentável”, afirmou.
Mesmo localizada dentro do parque, a microfloresta mantém o mesmo propósito das demais já implantadas na cidade: estimular a biodiversidade e contribuir para o reflorestamento urbano. Em Valinhos, é comum a presença de animais como saruês, saguis, esquilos e diversas espécies de aves, que desempenham papel fundamental na disseminação de sementes e no reflorestamento natural.
O projeto Microfloresta Urbana de Valinhos é uma iniciativa inédita da Prefeitura e faz parte do programa Reconecta da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo é criar pequenas florestas densas em áreas urbanas, utilizando mudas nativas para acelerar a recuperação ambiental, melhorar a qualidade do ar, reduzir a temperatura e atrair fauna, especialmente aves.
A primeira microfloresta do município foi implantada na alça do Viaduto Laudo Natel, no lado da Vila Santana, com o plantio de 650 mudas. Já a segunda, localizada no lado oposto, recebeu o nome de Vale dos Ipês e conta com 700 mudas plantadas.
Segundo o secretário André Reis, a iniciativa terá continuidade. “Para o próximo ano já está em planejamento a criação de novas microflorestas em outras áreas da cidade”, adiantou.









