A Defesa Civil de Valinhos, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, comunica que o estado de São Paulo está sob alerta para tempestade nestas quinta (13) e sexta-feira (14). O informe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca o estado em condição de perigo potencial.
No documento o alerta tem previsão de término às 18h desta sexta-feira e considera a possibilidade de chuvas com volume de até 50mm/dia, ventos intenso, que podem chegar a até 60 km/h e queda de granizo. O relatório informa ainda que é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Valinhos, Eduardo Matias, o alerta tem o propósito de ampliar os níveis de atenção da comunidade para potenciais danos. “Orientamos a população de Valinhos que adote as medidas de proteção e, se necessário, ligue para o 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros”, destacou.
Sistema de monitoramento segue ativo
A Defesa Civil de Valinhos segue com monitoramento permanente das condições climáticas, por meio de parceria com o Inmet e com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. A cidade ainda dispões do sistema de alerta ativo para eventos severos.
Recomendações à população em caso de tempestade
Dentro de casa:
Remova equipamentos elétricos da tomada
Feche portas e janelas
Evite ficar em áreas descobertas ou sob telhados sem forro
Fora de casa:
Evite áreas alagadas e não enfrente correntezas
Mantenha distância de postes e fios elétricos
Não se abrigue sob árvores
Procure abrigo seguro longe de estruturas instáveis









