O projeto "Cine Viva Itália" apresentará no dia 5 de julho, sexta-feira, no Centro Cultural "Vicente Musselli", mantido pela Prefeitura de Valinhos, o filme "Una Giornata Particolare", estrelada por Sophia Loren e Marcello Mastroianni. A sessão, com entrada franca, será exibida às 19h30.
O projeto Cine Viva Itália foi implantado em 2010 pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e Associação Ítalo-Brasileira "Abruzzo Forte".
"O projeto tem como objetivo reunir membros da colônia italiana da cidade, confraternizando e fazendo com que os mesmos recordem e dividam suas memórias em relação aos seus ancestrais", diz o vice-presidente da entidade, Franco Petrocco, que incentiva a realização do projeto juntamente com o presidente Ricardo Leite de Moraes, e convida a comunidade para assistir ao filme na língua italiana.
"O projeto incentiva ainda debates e conversas sobre novas palavras e pronúncias entre os estudantes da língua. A sessão de cinema ocorre toda a primeira sexta-feira de cada mês no Centro Cultural Vicente Musselli, e a escolha dos filmes é feita pela Associação Ítalo-Brasileira", destaca o secretário Wilson Ventura.
O Centro Cultural "Vicente Musselli" fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, no bairro Santo Antonio. Informações pelo telefone 3871-3646.
O filme - (Itália, 1977, 105 min, colorido. Projeção 35mm, com direção de Ettore Scola Roma, 6 de maio de 1938). Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta, uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele, seu vizinho, demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.
Associação - A Associação Ítalo-Brasileira Abruzzo Forte foi fundada em 6 de janeiro de 1999 por um grupo de voluntários com o objetivo de promover, organizar e explorar atividades culturais, recreativas. Tem como enfoque principal os jovens, as mulheres e os idosos e o entrosamento entre a coletividade de origem abruzzes, a brasileira e as de outras etnias, além de outras regiões da Itália. Também busca desenvolver a parte social com ênfase nos costumes abruzzeses para o setor cívico, o patriotismo, o respeito e demais sentimentos que contribuam para a democracia.