A carreta ‘Museu Catavento - Ciência que vai até você’ está fazendo grande sucesso em Valinhos. A estrutura itinerante, estacionada na frente da Prefeitura desde o dia 1º, recebeu somente nos primeiros dias a visitação de mais de 460 pessoas. A visitação pode ser feita pelo público até esta
sexta-feira (6), sempre das 8h30 às 17h30.
A estrutura projetada pelo Catavento reúne nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história, pensadas para despertar a curiosidade do público e fomentar a divulgação científica.
O circuito interno da carreta dura cerca de 25 minutos e pode atender grupos de até 20 pessoas por sessão. Quatro educadores treinados para dar monitoria em cada um dos nove aparelhos instalados no veículo acompanham estes grupos e atuam como mediadores da exposição sobre rodas.
Entre os destaques da carreta estão o Gerador de Van de Graaf (aquele que deixa os cabelos de quem encosta nele em pé pela tensão criada), uma bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da terra e monitores que simulam o canto de 30 diferentes aves brasileiras.
Outros aparelhos célebres das seções permanentes do museu também estão no interior da carreta, como um aparelho que simula o movimento de uma bailarina, apresentando variações de velocidade, uma “pista de embriaguez” e um experimento que fala sobre a polaridade das moléculas a partir da água e do óleo.
Liana Garcia Ferreira Rocha, que já visitou o Museu Catavento de São Paulo, levou a filha Bela Ferreira Rocha Guilhermino para conhecer o museu itinerante. “Eu gosto muito da proposta do Museu Catavento, mas ainda não tive a oportunidade de levá-la a São Paulo. Quando soube que a carreta estaria aqui em nossa cidade fiz questão de trazê-la, pois é uma exposição que desperta a nossa curiosidade. Foi uma boa oportunidade da minha filha aprender, conhecer e explorar esse espaço de forma interativa e bem divertida”, disse Liana.
As adolescentes Ananda Silva de Lucena Rebouças e Alanis Hisami Uegama viram a carreta estacionadas e não perderam a chance de entrar para explorar o museu. “Tudo aqui é bem interessante. Amamos a experiência e nos divertimos também com as atividades, principalmente a pista que simula a sensação de estar dirigindo embriagado”, falaram as estudantes.
Paula Maria André aproveitou o momento para reviver o passeio que fez ao Museu Catavento em São Paulo com a turma da escola. “É um passeio que gostei muito, que lembro até
hoje, pois foi muito legal. Vim aqui na carreta para experimentar novas experiências nesses aparelhos. Fiquei rindo à toa no que simula o giro de patinação e na pista da embriaguez. Parece que a gente vai cair por conta do desequilíbrio”, disse.
Em grupo, as colegas de trabalho que atuam na Sanasa de Campinas estiveram em Valinhos para conhecer de perto a carreta. “Somos do Museu Interativo da Água onde trabalhamos também com essa temática de educação ambiental, recebemos visitas direcionadas e viemos conhecer a estrutura e os aparelhos desse museu itinerante aqui em Valinhos para termos novas experiências”, disse Giselia Paiva em nome do grupo.
Visitação
Nesta desta
terça-feira (3), o museu itinerante recebeu a visita de grupos de adolescentes ligados ao Círculo de Amigos dos Patrulheiros de Valinhos.
Ainda no período da manhã esteve no espaço o secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Rodrigo Simões que, em visita ao município, teve a oportunidade de conhecer a carreta do Catavento em companhia dos vereadores Henrique Conte e Jairo Passos, dos representantes da Secretaria do Verde e Agricultura, André Reis (secretário) e Marcos Mori (secretário adjunto), e do secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
“Estamos muito felizes com o movimento gerado pelo Museu de Ciências Catavento em Valinhos, o que demonstra o interesse da população por iniciativas de educação, ciência e cultura. A iniciativa reforça a importância das parcerias institucionais e do investimento em ações que aproximam o conhecimento científico da população, especialmente de nossas crianças e jovens”, destaca o secretário Fabrício Bizarri.
Outras visitas estão programadas para os próximos dias, sendo um grupo de idosos do Centro do Idoso, nesta
quarta-feira (4); turmas do Colégio Rinnovare e da ACES (Associação Cristã Acolher, Cuidar, Ensinar e Servir) na
quinta-feira (5); e na
sexta-feira (6) a programação inclui grupos da APAE.
Saiba Mais
O museu itinerante prevê passar por 39 cidades até março e estima-se que mais de 10 mil pessoas sejam impactadas mensalmente pelo projeto. A vinda a Valinhos da carreta integra o programa CultSP na Estrada, voltado à promoção e circulação de projetos culturais em diversas regiões do estado, ampliando o acesso à cultura e ao conhecimento.
O programo é ligado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e conta com a parceria da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além do patrocínio da Shell, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura
Sobre o Museu Catavento
Inaugurado em 2009 e localizado no histórico Palácio das Indústrias, em São Paulo, o Museu Catavento é o museu de ciências mais visitado da capital paulista. Administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, o espaço reúne mais de 200 instalações interativas divididas em quatro áreas temáticas – Universo, Vida, Engenho e Sociedade – ocupando mais de 12 mil m².
Reconhecido por unir conhecimento e diversão, já recebeu mais de 7,8 milhões de visitantes desde sua abertura. Em 17 anos de atuação, consolidou-se como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado para públicos de todas as idades.
SERVIÇO
Parada da carreta itinerante do Museu Catavento em Valinhos
Local: Rua Antônio Carlos, 301 - Centro, Valinhos - SP
Datas: de 1º a
6 de fevereiro (de
domingo a
sexta-feira)
Horários: atendimento ao público: das 8h30 às 17h30, com o último grupo entrando até às 17h
Oficinas educativas: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h (realizadas na área externa da carreta)
Entrada gratuita