O 2º Encontro Serra dos Cocais – Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, promovido pela Prefeitura de Valinhos, serviu para a apresentação do Plano Operacional – Operação Inverno, com a divisão de responsabilidade entre proprietários rurais, órgãos públicos e instituições parceiras. Durante a reunião, cada envolvido divulgou seu planejamento e infraestrutura atuais na prevenção e combate aos incêndios, além de destacar a importância da cidadania ativa nas ações locais.
O encontro aconteceu nesta terça-feira (23), no Clube de Campo de Valinhos, com a apresentação da evolução no planejamento das cidades de Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Louveira, que compõe a Serra dos Cocais, envolvendo as respectivas secretarias que cuidam do meio ambiente, as Defesas Civis municipais e regional e Guarda Ambiental. Também contou com explanações da Concessionária Rota das Bandeiras e da Fundação Florestal.
Estiveram presentes ainda representantes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Serra dos Cocais, dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Rural, do Centro de Formação e Lazer (Cefol),dos proprietários da Fazenda São João da Boa Vista, do Clube de Campos, da Fazenda Espírito Santo, da Haras La Estância e da Fazenda São Pedro da Cascata, além das Brigadas Voluntária Cachorro do Mato, Florestal Suçuaranas, Florestal Iapy Iapy (de Jundiaí) e Florestal Serra dos Cocais.
Planejamento e infraestrutura
Encontro realizado pelas Secretarias do Verde e da Agricultura e da Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, a mediação ficou por conta de Marco Galhardo, do Clube de Campo de Valinhos.
O secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, destacou o desafio de conciliar preservação ambiental e desenvolvimento urbano. “Estamos fazendo a regulamentação municipal da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra dos Cocais, que deverá avançar no segundo semestre, com a contratação de empresa especializada para elaboração do plano de manejo da região”, anunciou.
Representantes de Vinhedo, Itatiba e Louveira compartilharam experiências e ações desenvolvidas nos municípios.
Itatiba ressaltou o papel das redes sociais na conscientização e o combate aos incêndios criminosos. Vinhedo informou investimento de R$ 250 mil em equipamentos e brigadas. Já Louveira apresentou o trabalho de orientação e acompanhamento de produtores rurais para a queima controlada de resíduos da poda de videiras fora do período de estiagem.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, major Osvaldo Luiz Rocco, destacou investimentos de R$ 750 mil na aquisição de equipamentos e viaturas, além de R$ 50 mil destinados ao Corpo de Bombeiros por meio de emendas parlamentares. O inspetor da Guarda Ambiental, Celso Bastos, que acompanhou o secretário, ressaltou que a legislação aplicada aos proprietários rurais tem caráter prioritariamente educativo.
Representando a Rota das Bandeiras, Ronaldo Jungers apresentou o plano operacional da concessionária para o período de estiagem, que se estende até setembro. Entre os recursos disponíveis estão dois caminhões-pipa, sete viaturas e equipes preparadas para atuação conjunta em ocorrências.
O presidente da Fundação Florestal, Mário Mantovani, defendeu uma maior aproximação da sociedade com a natureza e apresentou dados da instituição. “Que as pessoas se voltem mais para a natureza”, desejou. Atualmente, a fundação conta com mais de 243 brigadistas e investiu R$ 19 milhões em equipamentos destinados às unidades de conservação do Estado.
Participação e prevenção
O diretor da Defesa Civil de Valinhos, Eduardo Matias, apresentou as ações desenvolvidas pelo órgão, incluindo investimentos em equipamentos, drones, capacitação de brigadistas, construção de aceiros em áreas rurais e ampliação da estrutura de combate a incêndios. Ele também destacou a importância de cada propriedade rural possuir reservatórios próprios de água.
“Essa integração fortalece o sistema de Proteção e Defesa Civil no enfretamento das ocorrências da Operação Estiagem. O foco tem que ser a prevenção”, afirmou.
O coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, enfatizou a necessidade do envolvimento da população e da realização de denúncias em casos de queimadas.
“Precisamos da participação de todos. Somente o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não conseguem atender sozinhos todas as ocorrências”, alertou.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Pedro Silva de Matteo, também reforçou a importância das denúncias e parabenizou os participantes pelo trabalho desenvolvido na proteção da Serra dos Cocais.
Já o vice-presidente do Instituto Serra dos Cocais, Marcos Iorio, destacou os impactos da redução das áreas verdes e da degradação dos recursos hídricos e do solo, defendendo a atuação integrada entre instituições e sociedade. “Precisamos trabalhar em rede”, afirmou.
Representando o Cefol, Fabiano Fahl lembrou que a entidade ampliou sua atuação nos últimos anos, desenvolvendo ações de formação, aprendizagem e integração comunitária. Ele também destacou que o local dispõe de caminhão-pipa para apoio em situações emergenciais.
.jpeg)









