Com a participação de 18 empresas, de diferentes segmentos (de embalagens a piso ecológico), a Prefeitura de Valinhos fará o lançamento do inédito "Viver Valinhos", com o tema "Pensar! Criar! Reaproveitar sempre!" em dois momentos distintos. A primeira solenidade no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, está marcada para às 19 horas, na sala Ivan Fleury Meirelles, do Paço Municipal. Já a segunda ação ocorrerá no próximo dia 8, às 9 horas, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) "Ayrton Senna da Silva".
O novo projeto de educação ambiental visa incentivar as pessoas a realizarem o reaproveitamento de materiais usados, com exposição de peças ornamentais, que estão sendo transformadas a partir de materiais descartados pela população na operação "Cidade Limpa". As empresas participantes estarão produzindo uma centena de instalações com objetos reaproveitados, que ficarão expostos em praças, órgãos públicos e no CLT, onde também será desenvolvido um trabalho educativo.
Sob a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o projeto envolve as diversas secretarias municipais, o DAEV (Departamento de Águas e Serviços Urbanos), o Fundo Social de Solidariedade e parceiros da iniciativa privada. "É mais uma megaoperação, agora para chamar a atenção da população sobre a importância do reaproveitamento, como parte da nossa proposta de transformar Valinhos em uma cidade sustentável, com mais qualidade de vida para todos", destaca o secretário de Obras Abraão Michelon.
"A partir de materiais usados e descartados, como pneus, garrafas, embalagens diversas e sucatas, estão sendo montados arranjos, móveis e objetos de arte, ornamentados com flores e folhagens, que serão colocados em praças e órgãos públicos", explica Elisabeth Bauerle, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, ressaltando que a proposta é mostrar para a população a possibilidade de reaproveitamento, para a preservação ambiental.
Segundo Elisabeth, "com criatividade e boa vontade é possível dar um novo destino para os objetos e, dessa forma, evitar o descarte no lixo". "O reaproveitamento consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro", completa. Ela ressalta que amostras dos objetos recolhidos na operação "Cidade Limpa" que vão compor a exposição do "Viver Valinhos" estão sendo transformados pelos próprios funcionários das secretarias envolvidas. Já as empresas parceiras ficaram responsáveis pela composição das peças que serão doadas para a exposição, a partir de pneus, caixas, tambores, pallets e sucatas.
Instalações - A partir do dia 5 de junho, a população já poderá observar nas praças centrais, saguão do Paço e Câmara Municipais as instalações feitas com objetos considerados inaproveitáveis. "Esses arranjos ficarão em exposição até o final do mês de junho, para que todos tenham oportunidade de conferir essas 'obras de artes' feitas com objetos usados", destaca Elisabeth.
Caçambas velhas vão receber um toque de arte por artistas convidados, com grafites, pinturas e adesivos que retratem personalidades, locais e momentos da história de Valinhos. Dentro delas serão colocadas mudas de flores e folhagens e, depois, elas serão levadas para as praças públicas. Já no CLT a caçamba receberá blocos e tijolos, fabricados a partir de entulho de construção. Cartazes chamarão a atenção sobre a forma correta para o descarte de restos de construção e a possibilidade do reaproveitamento, explica Alexandre Emerson de Oliveira, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Educacional - No Centro de Lazer do Trabalhador, o projeto ganhará um aspecto mais educativo. Ao lado das exposições, divididas em sete estações, serão afixados cartazes com orientações sobre reaproveitamento e conscientização ambiental. Logo na entrada, a Secretaria de Transportes e Trânsito fará exposição de cones de sinalização danificados, que serão utilizados para colocação de flores. "A proposta é chamar a atenção sobre a poluição ambiental provocada pela fumaça lançada pelos veículos", explica Oliveira.
No local será construída horta a partir de garrafa pet e caixas de frutas, além de área para compostagem e estufa. Já a secretaria da Saúde usará pneus para ornamentar jardins, como forma de conscientizar sobre a dengue a partir da eliminação de criadouros do mosquito.
O DAEV montará um posto de coleta de óleo de cozinha usado, que será doado para a Santa Casa de Valinhos, que o utiliza como combustível nas caldeiras. Por meio de cartazes, a autarquia mostrará os problemas na rede de água e no meio ambiente que são ocasionados pelo descarte do óleo na pia.
Já galhos de árvores serão transformados em móveis, aliando reaproveitamento com conscientização ambiental, chamando a atenção para as queimadas e os prejuízos que causam. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente aproveitará para realizar o plantio de diversas mudas de árvores nativas no local.
Por meio dos mais de 11 mil alunos, a Secretaria da Educação fará a divulgação do projeto "Viver Valinhos" e agendará visitas das escolas ao CLT. O espaço está localizado na Rua Dr. Altino Gouveia, s/n, no Jardim Pinheiros, funciona de segunda a domingo das 6h00 às 21h30. A entrada é franca.
EMPRESAS PARTICIPANTES
Confira a lista de empresas que decidiram aderir ao projeto Viver Valinhos e estarão produzindo cerca de 100 instalações artísticas: