Código de Defesa do Consumidor é considerado um instrumento de garantia
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Valinhos fará um evento para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15. Será instalado na data, das 9 às 15 horas, um estande no saguão do Paço Municipal com distribuição de material informativo, reforçando seus direitos preconizados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Além da entrega de cartilhas, o atendimento será feito por um técnico, que irá tirar dúvidas e dar dicas sobre os direitos do consumidor. Segundo a diretora do Procon, Vilma Albuquerque, a data deve ser comemorada. “Hoje, os direitos do consumidor são mais respeitados”, prega a diretora do Procon. Em sua visão, a instituição do CDC contribuiu significativamente para a atual realidade.
“O código garantiu a proteção dos direitos. É um instrumento de garantia”, avalia. Em sua visão, hoje o consumidor está mais atento aos seus direitos, principalmente em virtude da existência do código, que datada de 1990. “O consumidor já não é mais um ser vulnerável, porque a lei garante os seus direitos. Portanto, é uma data que tem sim o que ser comemorada”, resume.
Ranking – O setor de telefonia liderou o ranking de reclamações dos consumidores de Valinhos em fevereiro. De acordo com balanço do Procon, foram 186 atendimentos contra empresas do segmento. Em segundo lugar ficaram instituições financeiras, com 62 queixas, e o terceiro foi para aquisição de produtos em estabelecimento comercial, com 55 reclamações.
Mais informações no Procon, que fica na Avenida dos Esportes, 303, telefone (19) 3871-12 23.