Representantes da Prefeitura de Valinhos participaram da abertura da IV Semana do Bebê de Campinas, nesta terça-feira (3). Realizada entre os dias 1º e 8 de novembro, com o tema “A construção de vínculos na primeiríssima infância”, a programação geral da semana reúne palestras, seminários, oficinas e atividades gratuitas, com foco na promoção dos direitos e no desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos.
Valinhos foi representada na abertura oficial da programação por integrantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e da Educação, sendo: Tathiane Boldarini de Camargo, diretora do Departamento de Gestão do SUAS; Marislei Linares de Pádua, chefe de Educação Permanente; Mariana Cechet, técnica de referência do SUAS; e Elaine Cristine Moreira Pereira, coordenadora pedagógica dos CEMEIs e das escolas de educação infantil contratadas.
Para a comitiva, a participação possibilitou o contato com experiências, conhecimentos e discussões sobre políticas públicas para a primeira infância, contribuindo para a reflexão sobre o aprimoramento dos serviços oferecidos no município.
“Participar do seminário e ouvir autoridades que atuam diretamente na construção de políticas públicas para a primeira infância nos impulsiona a construir uma atenção maior e melhor para essa faixa etária em nosso município”, destacou a diretora Tathiane.
Programação
Entre os destaques da Semana do Bebê houve o seminário de abertura, nesta terça-feira, com o tema “Construindo Vínculos na Primeiríssima Infância”, e a participação de Alexsandro Santos, subsecretário da Política Nacional Integrada da Primeira Infância do Governo Federal. Também participaram como palestrantes Renata Stort, pedagoga com 15 anos de atuação na educação básica; Jane Valente, doutora em Serviço Social; e Halim Girade, médico e coordenador do Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB).
A IV Semana do Bebê foi promovida pelo Plano Primeira Infância Campineira (PIC), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), com apoio de secretarias municipais. A iniciativa integra o Plano Nacional pela Primeira Infância e constitui referência para o planejamento e a execução de políticas públicas destinadas a esse público.









